segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Postos de Informações da Semtur

             Através de entrevista com o Secretário Municipal de Turismo, Arildo Noqueira, nos foi informado que no período do Forum Social Pan-Amazônico e do Círio de Nossa Senhoa da Conceição, estará com postos de informações turística em três ponto: 1° Coreto da Praça da matriz no período de 28/11 à 08/12 de 16h:00min. às 00h:00min.; 2° T.FT. - Terminal Fluvial Turístico, onde o posto contará com a parceria do GPTUR - Grupamento de Policiamento Turístico, e funcionará de 08h:00min. às 22h:00min., de 25/11 a 29/11; 3° Na propria Secretaria de Turismo - SEMTUR, de 08h:00min. às 18h:00min.                   
Mais informações »

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Santarém (PA) sediará V Fórum Social Pan-Amazônico

Santarém no Estado do Pará sediará pela primeira vez a realização do V Fórum Social Pan Amazônico – FSPA/ 2010,  que acontecerá no Parque Municipal da cidade, no período de 25 e 29 de novembro.
Segundo coordenadores, a idéia é reunir todos os países que formam a Pan Amazônica – oito países sul-americanos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e Guiana Francesa (Departamento da França).
O objetivo do FSPA é de articular ações dos movimentos sociais e fortalecer as lutas e as alternativas para os problemas que os povos enfrentam. Alem disso, esses países possuem problemáticas semelhantes como: construção de hidrelétricas, questões indígenas e quilombolas.
Por essas razões é que Santarém foi escolhida para sediar o Fórum Pan Amazônico desse ano, haja vista as situações polêmicas em que ela se encontra como: a construção de hidrelétricas e a monocultura da soja.
O FSPA tem como fundamento os seguintes eixos temáticos: Em Defesa da Mãe Terra e dos Territórios, Poder para os Povos Pan-Amazônicos, Diretos Humanos (Dhescas), e Cultura, Comunicação e Educação Popular. Dessa forma os participantes terão a oportunidade de assistir palestras, seminários, expor suas opiniões, experiências e pontos de vista etc.
Diversos estandes com informações turísticas estarão sendo montados com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, que orientará os visitantes no decorrer do fórum.
Hospedagem em Santarém
 Hospedagem solidária - em escolas.                              
 Hospedagem solidária familiar - em casas de famílias locais.
 Hospedagem Tradicional - em hotéis e pousadas da cidade.
Mais informações em: www.forumsocialpanamazonico.org
Alcineide Oliveira-Turismóloga



Mais informações »

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ponta de Pedras mantém a tradição do Festival do Charutinho

           Está confirmada para este final de semana, a realização de mais uma edição do Festival do Charutinho, promovido pela comunidade de Ponta de Pedras, com apoio do governo municipal, através da Secretaria de Turismo de Santarém (SEMTUR).
            A abertura de festa será às 19h30 de sexta-feira, 12 de novembro, com uma celebração litúrgica em ação de graças, seguida do show de calouros. No sábado (13/11), a programação inicia às 9h30 com a solenidade oficial de abertura do evento; às 10h30 haverá disputa de rabetas; 11h, exposição de artesanato e cenário do charutinho; 15h30, torneio de futebol de areia, 19h às 21h, danças folclóricas e escolha da Rainha do Festival, seguida de festa até às 2h. No domingo (14/11), último dia, o evento inicia às 9h com torneio de vôlei de praia, atividades recreativas, apresentação e premiação ao “Prato do Charutinho” e aos vencedores de outras competições. O encerramento da festa será às 17h.
           O Charutinho é um peixe típico de Santarém e muito comercializado na comunidade de Ponto de Pedras. O Festival do Charutinho já é realizado há 8 anos.
 
Mais informações »

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Turismo Religioso – Experiências do Brasil

Chamada pública do Ministério do Turismo vai selecionar cinco destinos turísticos do segmento

O Ministério do Turismo (MTur) vai selecionar, por chamada pública, cinco destinos turísticos do segmento Religioso. O objetivo é estruturar a oferta de produtos de forma integrada e sustentável. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (9), durante o 3º encontro do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, em Brasília (DF).
De acordo com a coordenadora-geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, municípios de todas as partes do país poderão apresentar projetos, desde que tenham oferta turística e vocação para o segmento. A iniciativa abrange todas as religiões sem qualquer restrição. A chamada está prevista para ser publicada até dezembro. “O Brasil tem muito potencial para o Turismo Religioso e tem todas as condições para se tornar um destino para o mercado internacional”, acrescentou.
A intenção do MTur é selecionar um destino por marcorregião, mas a escolha dependerá do atendimento aos critérios da chamada. A vigência do projeto será de um ano. Nesse prazo, os destinos receberão apoio financeiro e técnico para formatar um roteiro turístico cada, além de produzir um catálogo em três idiomas – português, inglês e italiano.
Outro resultado deste trabalho será um manual, com a metodologia utilizada e estudo de caso, para ampliar a experiência em outros municípios. A ação faz parte de uma parceria entre o MTur e o INCEP – Instituto Cultural e Educacional Paraguaçu.
Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o Turismo Religioso é um segmento importante e ajuda a impulsionar do fluxo doméstico. “O Brasil tem uma grande diversidade nesse sentido. Mas ainda é necessário estruturar a oferta, infraestrutura e investir na qualificação dos profissionais. Estamos atentos a isso e vamos continuar trabalhando para o desenvolvimento junto com os estados”, destacou.
GRUPO DE TRABALHO
Durante o 3º Encontro do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, também foram apresentados os resultados das missões técnicas do MTur em Israel e Itália. O GT é fruto da articulação entre os atores do segmento. O objetivo é discutir os entraves e oportunidades do turismo religioso no país.
O grupo é formado por representantes de destinos com fluxo de turistas com fins religiosos, iniciativa privada e das diversas religiões. As informações discutidas pelo grupo têm subsidiado as políticas públicas para o segmento.

 Fonte: Ministerio do Turismo

Mais informações »

Visitar o Brasil é a tendência mundial


Crescimento da economia brasileira atrairá mais investidores e turistas ao Brasil
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) participa, esta semana, da feira de turismo World Travel Market (WTM), em Londres. No estande brasileiro, além de realizar de negócios com profissionais do mundo todo, os visitantes puderam conhecer os diversos destinos e a diversidade cultural do país. Segundo o presidente da Embratur, Mário Moysés, com a economia vivendo um momento positivo, o país se prepara para aumentar o número de turistas estrangeiros de 5 milhões para 8 milhões até 2014. Em viagem ao Reino Unido, ele fez reuniões com empresários do turismo com o objetivo de articular ações práticas para a promoção do Brasil.

A organização do evento apresentou, para jornalistas convidados, uma pesquisa com 1.257 executivos seniores do setor. De acordo com o levantamento, 47% da indústria do turismo no mundo vê os mercados emergentes - incluindo Brasil, Rússia, Índia e China - como grandes oportunidades de investimento para os próximos cinco anos.

O levantamento mostrou ainda que 28% dos entrevistados vêem os países em expansão econômica como a grande peça favorável para a indústria de turismo. A apresentação foi feita por Aaron Heslehurst, jornalista da BBC, especializado em negócios. Segundo a análise, 55% dos executivos disseram que tiveram impacto positivo nos negócios com os emergentes, enquanto apenas 9,2% descreveram conseqüências negativas.

O estudo confirma que recente acordo entre Brasil e União Européia fortaleceu o país como destino turístico. De acordo com pesquisa do grupo Euromonitor International, a parceria gerará um aumento de 335 mil passageiros para o Brasil somente no primeiro ano.

"A WTM é uma feira de tendências de mercado que funciona como bússola para orientar o planejamento anual para a promoção do país. Por isso, estar neste evento significa um momento importante para o posicionamento do Brasil como destino turístico internacional", finaliza Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.
Ministério do Turismo
Mais informações »

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aprenda como fazer o Vatapá, uma deliciosa receita Paraense.


Ingrediente
 Caldo:

- Cabeças de 1/2kg de camarões secos
- 1 cebola cortada em rodelas
- 1 maço de salsinha
- 1 tomate picado
- 1/2 pimentão picado

Vatapá:

- 1/2Kg de camarões secos, limpos, dessalgados e sem
as
cabeças (que foram usadas para fazer o caldo)
- 1/2kg de camarão fresco
- 50 ml de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado
- 1/2 pimentão verde
- 1/2 maço de salsa
- Coentro fresco a gosto
- Farinha de trigo o suficiente para engrossar
- 1 garrafinha de leite de coco
- 120 ml azeite de dendê

Modo de preparo
Caldo:

Ferva as cabeças de camarão com a cebola, a salsa, o
tomate e o
pimentão. Quando levantar fervura deixe por 5 minutos.
Bata no
liquidificador, coe e reserve.

Vatapá:

Numa panela de barro, doure a cebola no azeite, junte o
tomate, o
pimentão, a salsa, o coentro e refogue. Acrescente o
camarão seco
e em seguida o camarão fresco. Coloque o caldo das
cabeças do
camarão neste refogado e engrosse com a farinha de
trigo até o
ponto de mingau. Não pare de mexer. Junte o leite de
coco e o
azeite dendê. Desligue o fogo antes de ferver.


Ingredientes
fica muito bom servido com tucupí e jambu,claro que
opcional..
Mais informações »

As 7 Maravilhas do Pará


Fonte: O Liberal
Mais informações »

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Em setembro, estrangeiros gastaram no Brasil 13% a mais

Acumulado do ano soma US$ 4,3 bilhões em receitas. Valor supera em 11,7% o mesmo período de 2009

Os turistas estrangeiros deixaram US$ 454 milhões no Brasil em setembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Banco Central (BC). O resultado é 13,3% superior ao mesmo mês do ano passado, quando US$ 401 milhões entraram no país. O acumulado de 2010 (janeiro a setembro) já soma US$ 4,3 bilhões em receitas, o que supera em 11,7% o mesmo período de 2009 (melhor resultado em toda a série histórica do Banco Central, iniciada em 1947).

Ao se comparar o acumulado de janeiro a setembro de 2010 com o de 2003, quando a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) passou a cuidar exclusivamente da promoção turística do Brasil no exterior, o crescimento na entrada de divisas atinge 147,4%. O cálculo do Banco Central inclui trocas cambiais oficiais e gastos com cartões de crédito internacionais.


Fonte: MTur - Ministério do Turismo
Mais informações »

Impactos da Atividade Turística


*Por Áureo Roffé 
O turismo, como propulsor de desenvolvimento econômico para um destino turístico pode gerar impactos sobre os recursos naturais e ao meio ambiente. O solo, a vida silvestre, os hábitats naturais naturalmente são afetados, bem como: consumo de energia, a água, os alimentos e outros bens. As variáveis que causam esses impactos são de diversa natureza, intensidade, direções e magnitude, contudo, os resultados são de difícil recomposição quando ocorre no meio ambiente natural, mas havendo planejamento, o resultado é positivo.
Os impactos nas áreas de prática do ecoturismo poderão originar-se em um processo de mudança e provavelmente não constituirão do resultado de uma causa específica. Na maioria das vezes são conseqüências da complexidade do processo de interação entre os turistas, as comunidades e os meios receptores, ou seja, a intermediação. Deve-se salientar que tipos similares de turismo provocam impactos diferentes, de acordo com a natureza das comunidades nas quais ocorrem.
Salienta-se que nem todos os impactos que porventura ocorram da atividade, serão negativos. Em alguns casos, o turismo na região fomentará de uma forma positiva, o desenvolvimento de infraestrutura local e de outros recursos feitos pelo homem. O impacto, positivo ou negativo, vai variar de acordo com o tipo de turismo que estiver sendo desenvolvido, bem como os tipos de recursos utilizados.
Os impactos para o desenvolvimento econômico dividem-se em: diretos, indiretos, positivos e negativos. Os impactos diretos são aqueles de efeitos imediatos como: a redução das espécies nas áreas naturais,bem como a degradação de áreas que recebem fluxos turísticos, mas, isso pode ser evitado com um monitoramento constante, principalmente porque o insumo natural de vida silvestre faz parte do cenário esperado pelo visitante. É fundamental, que se tomem medidas eficazes de reduzir o impacto e reverter à condição negativa através de um trabalho de sensibilização ambiental feita com a comunidade.
Um impacto indireto e positivo, é o consumo de insumos e produtos diretamente na comunidade, por quem empreende ou visita, de forma que os operadores turísticos apoie a economia local, comprando a carne e pescado dos produtores da comunidade, suas compras provavelmente aumentarão a demanda em relação ao consumo local. Como conseqüência e como um impacto indireto e negativo, os pescadores e produtores aumentarão o custo de seus produtos, estendendo o aumento a todos os segmentos da comunidade.
Os impactos positivos na comunidade iniciarão quando os turistas ou as instalações utilizadas pela indústria turística estabelecerem uma demanda e utilizarem os recursos locais de uma forma efetiva. Como exemplo, a construção de meios de hospedagens pode criar trabalho para os residentes das comunidades onde a atividade é exercida, e proporcionar um programa de treinamento para que os moradores da região se transformem em condutores, guias, e vendedores, e forneçam alimentação. Um exemplo de impacto negativo poderá ocorrer quando os turistas aumentarem significativamente o consumo, fazendo com que o consumo se eleve tanto que os habitantes locais não poderão suportá-lo. O aumento em volume dirige a economia na indústria turística, ao mesmo tempo em que cria impactos destrutivos quando não existe um adequado planejamento e se carece de infraestrutura.

*Áureo Roffé – MBA em Marketing, professor de legislação nos cursos de Turismo e Gestão Ambiental na Amazônia - IESPES, Coordenador da Divisão de Turismo - SEMTUR.
Mais informações »

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Santarém Recepcionará Grupo da Melhor Idade



Esteve em visita a Santarém o Sr. Luís Magalhães (Katour Turismo) representando a Fundação Dr. Thomas que responde pelo Conselho do Idoso do Amazonas, para firmar parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) com o Projeto de recepcionar Grupos da Melhor a partir de Março de 2011.
A ação conjunta visa estimular o intercâmbio entre idosos Amazonidas e a prática da atividade Turística na Região. A oportunidade é excelente para a aplicabilidade do Projeto já existente em Santarém, o “Guia Cidadão da Melhor Idade” afirma Áureo Roffé coordenador da divisão de Projetos da Semtur. 
 
 

Mais informações »

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Santarém como Chegar?

AEROPORTOS

Arte UOL

Aeroporto de Santarém, Pará - Maestro Wilson Fonseca
Praça Eduardo Gomes, s/nº
Tel: (93) 3523-1990 / 3522-4328

 

COMPANHIAS AÉREAS


TAM
Tel: 4002-5700
www.tam.com.br

GOL
Tel: 0300-115-2121
www.voegol.com.br

TRIP
Tel: (93) 3523-3899 / 3003-8747 (capitais) e 0800-722-8747
www.voetrip.com.br



RODOVIÁRIAS


Terminal Rodoviário Jonathas de Almeida e Silva
Rodovia BR 163, s/nº (Santarém-Cuiabá), Caranazal
Tel: (93) 3523-4940

COMPANHIAS DE ÔNIBUS


Viação Ouro e Prata
Ônibus para Porto Alegre, Cuiabá e Porto Velho
Tel: (93) 3523-4730
www.viacaoouroeprata.com.br

Transbrasiliana
Ônibus para o Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Belém a algumas cidades do nordeste brasileiro como São Luís e Fortaleza
Tel: (93) 3522-1342
www.transbrasiliana.com.br

PORTO



Arte UOL
Porto de Santarém (CDP - Companhia Docas do Pará)
Av. Cuiabá, s/nº
Tel: (93) 3067-5507 / 3067-5500 / 3067-5503
www.cdp.com.br

Porto Marques Pinto
Rua do Imperador, 746, Prainha
Tel: (93) 3523-2828 / 3063-5474
marquespintonavegacao@netsan.com.br

 

 

COMO CHEGAR


De avião - As principais companhias aéreas que voam a partir do sudeste costumam oferecer voos diários com escalas em Belém e cidades do nordeste como São Luís, Fortaleza e Salvador. Não há voos diretos para Santarém a partir de São Paulo.

De barco - Os mais aventureiros e com maior tempo de viagem não podem deixar de fazer a viagem entre Belém e Santarém. São 836 km da capital do estado, em uma viagem que dura, aproximadamente, três dias. De Manaus, a 766 km, a viagem tem o mesmo tempo de duração. As embarcações para Belém costumam sair de sex. a dom., às 10h, 12h, 14h e 17h, de acordo com a empresa e o dia da semana. Já os barcos para a capital do Amazonas têm saídas diárias (exceto domingos), às 13h. De outubro a maio, Santarém recebe também cruzeiros turísticos com passageiros vindos de Belém, Manaus e Macapá. O embarque é realizado na Companhia Docas do Pará. www.cdp.com.br

De ônibus - Algumas empresas de transporte rodoviário oferecem saídas semanais a partir de capitais brasileiras como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília. Mas os três longos dias de estrada pelo interior do país só valem a pena para quem quiser, realmente, conhecer a variada paisagem ao longo do trajeto.

Fonte: Viagens UOL 
Mais informações »

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates