sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Parabéns

Prêmio Personalidade do Turismo

       O Secretário Municipal de Turismo de Santarém Arildo Nogueira, parabeniza o Sr. Adenauer Góes, ex-presidente da Paratur e Fornatur pelo reconhecimento do trabalhao em prol do Turismo.

       Chegando à sua nona edição, o Prêmio Personalidade do Turismo ocorre após eleição direta e secreta promovida junto ao mercado de turismo. Um total de 48 pessoas e sete instituições já recebeu a premiação. Desse montante, 12 nomes integram a lista da Galeria das Grandes Personalidades, ou seja, já receberam por três vezes o prêmio e por isso não podem  mais fazer parte da eleição. A partir de 2011 dois novos nomes vão integrar a seleta lista e, por isso, não entrarão mais na disputa: Eduardo Sanovicz, conselheiro da Reed Exhibitions Alcântara Machado, e Valdir Walendowsky, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina.


Fonte: Folha do Turismo - Mercado e Eventos
Mais informações »

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

LENDAS

A cobra-grande


Ilustração: Antônio Elielson Sousa da RochaÉ uma das mais conhecidas lendas do folclore amazônico. Conta a lenda que em uma certa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da boiúna (cobra-grande, sucuri), deu à luz duas crianças gêmeas. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Para ficar livre dos filhos, a mãe jogou as duas crianças no rio.

Lá eles se criaram. Honorato não fazia nenhum mal, mas sua irmã tinha uma personalidade muito perversa. Causava sérios prejuízos aos outros animais e também às pessoas. Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la.

Honorato, em algumas noites de luar, perdia o encanto e adquiria a forma humana, transformando-se em um belo e elegante rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra.

Para quebrar o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita coragem para derramar leite na boca da enorme cobra, fazendo um ferimento na cabeça até sair sangue. Mas ninguém tinha coragem de enfrentar o enorme monstro.

Até que um dia um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato do terrível encanto, deixando de ser cobra d'água para viver na terra com sua família.
Mais informações »

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Voo liga Santarém a Salvador

Santarém tem novo acesso ao Nordeste e Norte do País. A Trip Linhas Aéreas, maior companhia de aviação regional da América do Sul, oferece nova possibilidade de conexão para a cidade de Santarém por meio da rota Belém-Salvador e Belém-Manaus. Os trechos já estão em funcionamento e as passagens à venda. Os dois voos são operados com o jato Embraer E-175 e permitem conexões com as cidades de Altamira e Aracaju.
O novo voo tem saída de Santarém às 22 horas e chega a Salvador às 5h26 e saída de Salvador às 00h55 com chegada a Santarém às 7h50, após conexão em Belém. "Santarém e Salvador sao importantes cidades das regiões Norte e Nordeste para o turismo e para os negócios e acreditam que a ligação rápida entre os destinos irá fomentar ainda mais o intercâmbio entre ambos", explica o diretor de Marketing e Vendas da Trip Linhas Aéreas, Evaristo Mascarenhas. Nos trechos Belém-Salvador e Belém-Manaus, a Trip disponibiliza o Jato Embraer 175, considerada umas das aeronaves mais modernas e confortáveis do mercado. "A aeronave é de ultima geração porque acreditamos no sucesso dessa rota", aposta Mascarenhas.

Fonte: O Liberal
Mais informações »

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Reunião Grupo Gestor

                 
             Acontece amanhã, dia 16, às 09:00h nas dependências da SEMTUR uma reunião com o Grupo Gestor onde será realizado uma análise das ações cadastradas no Sistema dos 65 Municipios Indutores do Turismo, Programa do Ministério do Turismo.
Mais informações »

Busca por informações

Alunas do 2º ano da Escola Rio Tapajós (Suellen Cristina, Ruthy Lima, Angelica Lobato, Amanda Oliveira, Patricia Carneiro, Raiane Oliveira, Jessica Amaral, e Mara Esteves) vão em busca de informações Turísticas na Secretaria Municipal de Turismo - SEMTUR, e são muito bem recebidas e suas solicitações são atendidas, as mesmas levaram consigo materiais de divulgação sobre nossa cidade.
Alunas ao lado de Aureo Roffé - Coordenador da Divisão de Turismo
Mais informações »

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cultura - Danças

Ritmos envolventes na terra do carimbó 

Foto: Salvador ScofanoTrajes coloridos, sons fortes de instrumentos de percussão e muita expressividade corporal traduzem sonora e visualmente a herança folclórica paraense.
Uma das principais manifestações folclóricas é o carimbó. A mais popular de todas as danças paraense, traduz e simplifica o mesclado de raças que compõem a origem do Pará: negros, portugueses e índios.

Outras danças também completam o rico universo folclórico paraense, como o lundu, o siriá e o batuque amazônico.
Venha conhecer e ouvir os ritmos envolventes do Pará!
Mais informações »

LENDAS

O caipora

Ilustração: Antônio Elielson Sousa da RochaO Caipora é o protetor dos animais e plantas da floresta. Sua atividade consiste em espantar os animais para que os caçadores não possam matá-los. Quando encontra um caçador no mato, o Caipora começa a andar sem rumo certo até que o caçador se perca na floresta, não encontrando mais o caminho de volta para casa.

O Caipora possui o corpo todo coberto de pêlos e é muito rápido, razão pela qual o homem não consegue alcançá-lo. Anda sempre montado em um porco-do-mato e galopa pela floresta cumprindo sua missão. Costuma também, para desnortear os caçadores, emitir um estridente assobio que causa arrepios de pavor a todos aqueles que o escutam.

Seu nome significa "HABITANTE DO MATO". Em algumas regiões do Brasil, o Caipora é também conhecido por CURUPIRA.
Mais informações »

Campanha estimula denúncias

Turismo se mobiliza contra exploração sexual de crianças e adolescentes nas 12 cidades-sede da Copa e João Pessoa

A campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes” foi lançada, nesta quinta-feira (9), nas 12 cidades que sediarão jogos da Copa de 2014, e também em João Pessoa (PB). A ação é parte do projeto Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).

Ontem, foram distribuídos materias de conscientização em aeroportos e nos principais pontos turísticos das cidades, além de seminários e debates. A campanha foi lançada também nas redes sociais, com grande sucesso. Em apenas cinco dias, o perfil do projeto no Twitter já é seguido por 6,5 mil usuários. As redes espalham informações sobre o tema, estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo.

“Adotamos a estratégia digital para a campanha para alcançarmos maior visibilidade. O projeto trabalha dentro de uma perspectiva de marketing social, buscando promover a mudança do comportamento no indivíduo, fazendo-o refletir e adotar uma nova postura. Hoje o Brasil mostrou que está fazendo a lição de casa muito bem feita”, ressalta Davi Bimbatti, coordenador de Comunicação e Marketing do projeto.

O lançamento da campanha aconteceu após um intenso período de preparação nas cidades, com formação de multiplicadores, debates com participantes do setor público e privado do turismo. Foram realizados cursos que resultaram em Planos de Ação Estaduais, assinatura da carta-compromisso e oficinas que deram origem às responsabilidades do setor em cada cidade-sede.

A partir de agora, o trabalho continua com muitos debates, mobilização e trabalho com entidades, governos, ONGs e os empresários do setor.

Fonte: Mtur

Mais informações »

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Convocação de Reunião

                                        CONVOCAÇÃO REUNIÃO
 A Diretora interina do TC&VB convoca todos os empresários do Setor de Turismo de Santarém a se fazerem presentes à Assembléia Geral, com primeira chamada às 19h e segunda chamada às 19h30min, do Tapajós Convention & Vistitors Bureau – TC&VB, datada para o dia 10 de dezembro de 2010, no Amazônia Boulevard Hotel.  Na oportunidade será aprovada a Prestação de Contas e realizada Eleição da Diretoria Executiva para Biênio 2011 e 2012.
Podem comparecer empresarios e todos interessados no Turismo de Santarém.
Mais informações »

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

EXPOSITUR PARÁ

O Expositur Pará é um evento de pequeno porte, sem fins lucrativos. Trata-se de uma exposição sobre o potifólio da oferta turística do Estado do Pará. Seu formato é de uma visita roteirizada, recheada de informações técnicas, atrações musicais, artisticas, culturais e de turismo de aventura, como rapel, por exemplo.
O evento será realizado no estacionamento da Escola Municipal Ubaldo Corrêa, localizado na Avenida Fernando Guilhom, s/n, bairro santarenzinho, no dia 03/12, hoje, e contará com o apoio da SEMTUR - Secretaria Municipal de Turismo que estara com um Estande de Informações Turisticas e apresentará o Grupo Folclórico Bailado de Carimbó. 
O publico alvo do evento Expositur Pará, são alunos do Programa Pró-Jovem Trabalhador, coordenadores, professores, empresários do setor turistico e população em geral.
Mais informações »

LENDAS

A Lenda do Boto


Ilustração: Antônio Elielson Sousa da RochaConta a lenda que o boto, mamífero encontrado nos rios da Amazônia, se transforma em um belo e elegante rapaz durante a noite, quando sai das águas à conquista das moças.

Elas não resistem a sua beleza e simpatia e caem de amores por ele. O Boto também é considerado protetor das mulheres, pois quando ocorre naufrágio com uma embarcação, se o boto estiver por perto ele salva a vida das mulheres empurrando-as para a margem do rio.

As mulheres são conquistadas pelo boto na beira dos rios, quando vão tomar banho ou mesmo nas festas realizadas nas cidades próximas a rios. O boto vai aos bailes e dança com sua provável vítima, lançando galanteios de sedução.

A mulher, sem desconfiar da armadilha, se apaixona e engravida do "rapaz". É por esta razão que ao boto é atribuída a paternidade de todos os filhos de mães solteiras.
 
Mais informações »

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

LENDAS

Lenda do Açaí


Ilustração: Antônio Elielson Sousa da RochaHá muito tempo, quando ainda não existia a cidade de Belém, vivia no local uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos eram escassos, tornava-se muito difícil conseguir comida para todos os índios da tribo.

Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel: resolveu que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional de sua tribo. Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçã, deu à luz uma bonita menina, que também teve de ser sacrificada. Iaçã ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades de sua filhinha.

Ficou vários dias enclausurada em sua tenda e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar o povo, sem o sacrifício das crianças. Certa noite de lua, Iaçã ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua linda filhinha sorridente, ao pé de uma esbelta palmeira. Inicialmente ficou estática, mas logo depois, lançou-se em direção à filha, abraçando-a. Porém, misteriosamente sua filha desapareceu. Iaçã, inconsolável, chorou muito até desfalecer.

No dia seguinte, seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade e seus olhos negros fitavam o alto da palmeira, que estava carregada de frutinhos escuros. Itaki então mandou que apanhassem os frutos em alguidar de madeira, obtendo um vinho avermelhado que batizou de AÇAÍ, em homenagem a sua filha (IAÇÃ invertido). Alimentou seu povo e, a partir desse dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças.
 
 
Mais informações »

Brasil, Portugal e Espanha juntos contra a exploração sexual

Representantes dos três países discutem qual a melhor estratégia de enfrentamento da prática criminosa no turismo

         A luta contra a violência sexual infantojuvenil ultrapassa as fronteiras brasileiras em busca de novas estratégias de enfretamento das redes de tráfico e exploração. Com apoio do Ministério do Turismo (MTur) e da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Conselho Nacional do Sesi promoveu o seminário “Estratégias de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” esta semana em Madri – Espanha. Nesta quinta (2) e sexta-feira (3) é a vez de Lisboa sediar as discussões sobre o tema.
         O objetivo dos encontros é estimular um amplo debate com líderes sindicais, representantes de governo, universidades e instituições que atuam neste campo no Brasil e na Europa.
         A coordenadora-geral do programa Turismo Sustentável e Infância, Elisabeth Bahia, representará o MTur nas reuniões. Segundo ela, a articulação com a União Européia será fundamental. “A exploração sexual não é um problema só do Brasil. Vamos compartilhar experiências e mostrar o que já estamos fazendo para prevenir o problema no âmbito do turismo”, disse.
        A coordenadora irá apresentar em Lisboa o programa Turismo Social e Infância, do MTur. Ele capacitou mais de 2 mil jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social e sensibilizou 110 mil profissionais e empresários da cadeia turística. “Iremos ressaltar que, no Brasil, esta é uma prática criminosa e que turistas com estes objetivos não são bem vindos”, destaca.
SEMINÁRIOS
        A organização dos eventos é realizada em parceria com as centrais sindicais Comisiones Obreras (CCOO) e Unión General de Trabajadores (UGT/Espanha), Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).
        A iniciativa também recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fonte: MTur

 

Mais informações »

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates