quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O homem que roubou a borracha do Brasil


Henry Wickham

Em reportagem publicada no dia 26 de agosto de 2011, a revista Isto é trata sobre a reedição da biografia de Henry Wickham. Trata-se de um inglês aventureiro que morou em Santarém e ficou conhecido como autor de um dos primeiros casos de biopirataria da história, sua trajetória de homem visionário, destemido e bastante teimoso é narrada com neutralidade – mas não sem paixão – pelo jornalista americano Joe Jackson no livro “O Ladrão no Fim do Mundo” (Objetiva).



De posse dos diários de Violet, mulher de Wickham, Jackson reconstitui em detalhes toda a operação do roubo – o aventureiro teria acondicionado os grãos em 50 cestos indígenas e forrado o conjunto com folhas de bananeira para evitar a formação de uma camada de cianeto. A embarcação da carga foi outro lance de suspense: a sorte colocou diante de Wickham um navio novinho, ainda na segunda viagem de Liverpool a Manaus, o SS Amazonas, cujo capitão se encontrava desolado por ter sido roubado e abandonado pela tripulação – a tramoia, embalada em gesto patriótico, veio a calhar. Apesar dos serviços à rainha, Wickham se viu frustrado em suas ambições de coordenar as plantações de borracha nas colônias asiáticas. Fora barrado pelo diretor do Jardim Botânico, que o julgava um picareta. Recebeu apenas 700 libras pelo feito e vagou pelo mundo como um condenado até ser abandonado pela esposa em Nova Guiné, numa região habitada por canibais. Três décadas e meia depois, quando as árvores nascidas das 2.900 sementes germinadas passaram a produzir a rica seiva, ele conseguiu, enfim, provar que estava certo. E virou cavaleiro da rainha, sir Wickham.
Confira o site da Revista Isto é  e leia a reportagem na íntegra.
Mais informações »

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Aniversário de Aveiro - 230 anos.


No último dia 23 de agosto, terça-feira, o município de Aveiro completou 230 anos de existência. 
Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal realizou uma vasta programação para comemorar com a população mais este aniversário. As comemorações começaram na última sexta-feira.

 A prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo, esteve presente am apoio a evento proporcionando a apresentação da Filarmonica Municipal de Santarém.



O evento contou ainda com a presença do comitê Pró-criação do Estado do Tapajós.


Mais informações »

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Evento de Lançamento do Observatório do Turismo em Santarém


Aconteceu ontem, 23 de agosto de 2011, no auditório do Iespes, às 19:30, o Coquetel de Lançamento do Observatório do Turismo de Santarém. O Evento contou com a presença de representantes de diversos setores ligados direta ou indiretamente ao turismo, dentre eles: representantes do setor hoteleiro, agências de turismo, Administração Pública por meio das suas Secretarias, instituições de ensino (IFPA e IESPES), PARATUR, FGV, TC&VB, SEBRAE, SENAC, SINECHOPA, RESEX, Banco da Amazônia e Bradesco.
Confira as Fotos:










Mais informações »

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aniversário de 230 anos de Aveiro


Praça Jarbas Passarinho

Fazendo parte da programação de aniversário da cidade de Aveiro, a Prefeitura Municipal de Santarém em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo estará participando com a apresentação da Orquestra Filarmônica Professor José Agostinho que realizará apresentação hoje, dia 23 de agosto de 2011, a partir das 20h.

Programação: 23/08

  • Abertura da noite com o Movimento Plebiscito Pró Estado Tapajós. 
  • Apresentação especial da Orquesta Filarmônica Professor José Agostinho.
  • Hino de aveiro – Projeto Bom Menino
  • Entrega da comenda Eymar Franco – personalidades aveirenses.
  • Interpretação e canto do hino de Hito Bentes e Alonso Sena.
  • Declamação de uma poesia a cidade de Aveiro e homenagens abertas ao público presente.
  • Parabens aveiro – Orquesta Filarmônica Professor José Agostinho.
  • Encerramento da noite com o show musical do cantor Edilson Moreno.

Mais informações »

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lançamento do Observatório do Turismo de Santarém



Escolhida pelo Ministério do Turismo para se tornar referência no segmento de ecoturismo, Santarém tem inúmeros desafios a serem superados para alcançar a excelência. É visível que o número de visitantes nacionais e internacionais tem crescido, motivados por diversos fatores a visitar a Pérola do Tapajós, por isso, torna-se cada vez mais necessário compilar as informações estatísticas na área do turismo, onde se incluam análises de opinião de visitantes que por aqui passaram. Acompanhando esse público podemos enfim adequar a cidade aos interesses dos visitantes, bem como produzir estudos sobre a nossa realidade turística, alimentar as necessidades de informação sobre a atividade turística local, avaliar e aconselhar na elaboração de políticas públicas capazes de contribuir para um crescimento sustentável, ou seja, para o crescimento das atividades turísticas, simultaneamente em termos econômicos, sociais e ambientais.
Com esse intuito surge o Observatório de Turismo de Santarém que é o núcleo de estudos e pesquisas instituído pela Secretaria de turismo – SEMTUR, subordinado a Coordenação de Projetos e pesquisa, apontando dados sobre a atividade Turística e  infraestrutura local, traçando o  perfil do visitante,  e transcrevendo sua avaliação o sobre o local visitado comparando com a  realidade brasileira e servindo como fonte de informações ao debate de temas relacionados à gestão pública e privada do turismo, orientados para o equilíbrio entre as abordagens teóricas e prática. E estimular a produção e disseminação de conhecimentos sobre turismo que possam contribuir para atividades acadêmicas e ações em organizações públicas e privadas.
Por esse motivo estará acontecendo hoje, 23 de Agosto de 2011, o Coquetel de Lançamento do Observatório de Turismo de Santarém no Auditório do IESPES (Coaracy Nunes, 3315 – Caranazal) às 19h e contará com a presença de representantes da Administração Pública e entidades/instituições ligadas ao trade turístico da cidade.

Mais informações »

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Alter do Chão ganha destaque na Revista Veja



A vila de Alter do Chão ganhou destaque nas páginas da revista de maior circulação no país, a Veja. Em seis páginas, o informe publicitário, bancado pelo Governo do Estado, via Agência Paraense de Turismo (Paratur), traz reportagem assinada por Marta Brasil e fotos de Tamara Saré e Geraldo Ramos.

O texto faz referência à festa do Sairé, que acontece no mês de setembro (de 15 a 19 de setembro), na vila internacionalmente conhecida como o Caribe da Amazônia. Com a manchete “Tem festa na floresta”, o informe, sublimemente ressalta as belezas naturais de Alter do Chão e dá destaque ao evento, que é realizado desde a metade do século XVII.
Visite a página da Revista Veja e leia a reportagem na integra.
Mais informações »

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ALTER DO CHÃO - CONHEÇA ...VISITE.

Fundada no dia 06/03/1626, pelo português Pedro Teixeira, foi elevada a categoria de Vila por Francisco Xavier de Mendonça Furtado no dia 06/03/1758.



da região, tanto que em 14 de março de 2009 recebeu a visita do herdeiro da Coroa britânica, o príncipe Charles, motivado pelo interesse nas políticas ambientais do Estado do Pará, principalmente no maior programa mundial de reflorestamento que contempla 1 Bilhao de arvores para a Amazônia.


No roteiro do nobre inglês estava incluído a visita a Belterra, para conhecer a Floresta Nacional do Tapajós e a comunidade do Maguari,que atualmente é apoiada pela fundação “Prince’s Rainforest Projec” (Os projetos de Florestas Tropicais do Principe) dirigida por Charles, que tem no desenvolvimento sustentável sua base econômica.

Na Vila, existem ainda, áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produção artesanal.

Para atender seus visitantes, a Vila dispõe de infra-estrutura turística e de apoio como: postos telefônicos e de saúde, hotéis, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato.

Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o rio Amazonas. Por esta razão, a referida vila é importante pólo turístico

Localizada à margem direita do Tapajós, distante cerca de 30 km de Santarém, por estrada pavimentada (PA-457). O acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, através do rio Tapajós.
Em Alter-do-Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs.
A vila de Alter-do-Chão não oferece apenas atrativos naturais, mas também a tradicional Festa do SAIRÉ conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participãção popular.

ALTER-DO-CHÃO
Mais informações »

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SANTARÉM É DESTAQUE NA REVISTA - ESTAÇÃO AEROPORTO

Mais uma vez Santarém é destaque em revista de circulação nacional. Na edição número 32 de 2011, a Revista Estação Aeroporto, uma revista contemporânea sobre viagem, cultura, moda, entretenimento e gastronomia que circula nos maiores aeroportos brasileiros e em pontos credenciados em sua seção “Desembarque” destaca três cidades brasileiras, entre elas Santarém e suas belezas naturais. Leia a reportagem na integra:


















Desembarque: Sob o fascínio da floresta
Santarém | PA

Popularmente chamada de “Pérola do Tapajós”, Santarém é a principal cidade do Oeste Paraense, e a segunda mais importante do Estado do Pará. Com quase 300 mil habitantes, originou-se da grande nação indígena dos Tapajós, fica às margens  do rio de mesmo nome.
            A cidade apresenta florestas, igapós, (matas inundadas), muitos lagos e igarapés, tudo a poucos minutos do centro. As raízes portuguesas sobrevivem nas ruas de sobradinhos coloniais, com fachadas cobertas de azulejo.
            Um dos atrativos locais é o encontro dos rios tapajós e Amazonas, que não se misturam. O espetáculo pode ser visto logo na entrada da cidade. De um lado, as águas azul-esverdeadas do Tapajós e, de outro, as águas barrentas do Amazonas. Vitórias-régias, tucunarés e botos podem ser vistos na região.
            Na Vila de Alter-do-Chão, a 30 KM de Santarém, formam-se praias fluviais na época da vazante (de agosto a dezembro). O local é o mais famoso balneário do município, parada obrigatória na rota de turistas e cruzeiros estrangeiros. Banhada pelo Tapajós, sua praia é temporária, dependendo da cheia do rio. Uma das curiosidades do lugar é o lago verde, cujas águas mudam de cor durante o dia, de azul para verde. Também ali estão as melhores opções de restaurantes, que servem a comida típica da região.
            Vale conhecer a cerâmica produzida pelos índios tapajós, a cerâmica tapajônica. Vasos e estátuas reproduzem sua cultura e seus costumes em desenhos de figuras humanas e animais. Esta cerâmica é uma das mais antigas e, de tão perfeita. Chega a ser comparada até mesmo com a mais fina porcelana chinesa. Existem peças da cerâmica Tapajós espalhadas por vários museus do mundo. Na cidade de Santarém encontra-se um pequeno legado dessas peças no Centro Cultural João Fona (Avenida Tapajós, Centro).
            Os dois maiores eventos culturais da cidade são a Festa do Sairé, realizada na Vila de Alter do Chão durante o mês de setembro, durante cerca de cinco dias. Nesta festa ocorre a Disputa do Botos Tucuxi e Cor-de-rosa. No final do mês de novembro é realizado o Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, cuja festa se estende até o dia 8 de dezembro.
Atrações imperdíveis
Comida típica
Destacam-se o “tucunaré na manteiga” e a “caldeirada de pirarucu”, pratos elaborados com peixes mais saborosos e populares da região.

Lago do Maicá
Formado pelo Rio Maicá, é ponto de observação de aves e do estilo de vida dos ribeirinhos. Melhor no início da manhã ou no final da tarde. Podem-se alugar barcos no porto em frente ao Mercado Municipal.

Muiraquitãs
Sapinhos de pedra verde que são amuletos feitos artesanalmente pelos índios.

Visite página do Facebook da Revista Estação Aeroporto e acompanhe as novidades.
Mais informações »

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates