quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Alunos do Curso de Guia de Turismo aprendem como Bem Receber


Na ultima semana  foi realizada nas dependências do IFPA, a palestra intitulada  “A arte de Bem Receber”, ministrada  pelo professor Áureo Roffé, Coordenador do Setor de Projetos e Comunicação da SEMTUR.
A iniciativa faz parte de um conjunto de  ações da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém, com o objetivo de disseminar  o conceito e a importância da hospitalidade em nossa cidade.

Turma de Guia de Turismo/ IFPA

Mais informações »

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Santarém na Revista Folha do Turismo


Em menos de um mês Santarém é destaque em mais uma revista de circulação internacional. Na edição especial de novembro que circulou na Feira World Travel Market - WTM em Londres, a Revista Folha do Turismo publicou matéria com o título "Alter do Chão, the most beautiful beaches of the Amazon Caribean (Beach in Alter do Chão and local community)"

Página da Revista Folha do Turismo




Englobando alguns dos principais destinos turísticos do País, a Folha do Turismo mostra as novidades de diversos segmentos turísticos e a expansão econômica do setor, divulgando a imagem do país no exterior e seu grande potencial. Há 11 anos a Folha do Turismo participa das principais feiras profissionais de turismo do mundo como único veículo brasileiro de mídia presente nos eventos com edições especiais, produzidas no idioma do país-sede.
Mais informações »

Segue o Plano Emergencial de Qualificação Profissional no Turismo


Curso de Inglês Básico

Dando seguimento ao Plano Emergencial de Qualificação Profissional no Turismo, através do  Convênio de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre Prefeitura Municipal de Santarém, através da SEMTUR,  PARATUR e SENAR, iniciou ontem (21), o curso de Inglês Básico que está acontecendo nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo – SEMTUR, no horário das 17h às 22h com um total de 20 alunos selecionados previamente entre taxistas que trabalham no aeroporto maestro Wilson Fonseca, motoristas da linha de ônibus Alter do Chão, artesãos, feirantes do mercadão 2000 e demais interessados. O curso segue até o dia 17 de dezembro, com aulas de segunda a sexta.

Avaliação Final do Curso de Cozinha Regional

Finalizando o curso de cozinha regional que está acontecendo desde o dia 07 de novembro, na Cozinha do Restaurante Popular, os alunos passarão por uma avaliação hoje e amanhã que acontecerá por meio da preparação de 2 pratos e 1 cardápio apresentado pelos alunos divididos em grupos. O objetivo é verificar o grau de aprendizagem e criatividade dos mesmos com base no conteúdo estudado ao longo de todo o curso. O curso segue até o dia 25 de novembro.
Mais informações »

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

II Seminário de Educação Ambiental Empresarial

Folder de Divulgação

O Seminário de Educação Ambiental Empresarial, aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, foi idealizado pela Companhia Docas do Pará - CDP juntamente com IES do estado, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo - SEMTUR, como um fórum de discussões das relações estabelecidas entre as empresas e seus programas de educação ambiental e responsabilidade social, a sociedade cível e poder público, de forma a contribuir para o estabelecimento de novas relações entre sociedade e a natureza. Com o objetivo de semsibilizar o empresariado da região amazônica através de projetos e práticas educativas, visando o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
A programação contou comm apresentação de projetos, mesa redonda e tour ecológico com palestras durante o passeio e apresentações culturais.

Instruções do Comandante Sebastião para emergência

1ª palestra

Apresentação do Carimbó

Apresentação do Carimbó

2ª palestra



3ª palestras

Retorno do Tour Ecológico


Mais informações »

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

4ª edição do Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

Iniciou na última quarta-feira (dia 16) a 4ª edição do Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, evento que está sendo realizado no Espaço Cultural Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade.
Até domingo (dia 20), no horário de 9h às 22h, haverá uma vasta programação, com oficinas, palestras, contação de histórias, encontro literário, shows, bate-papo com jovens, atividades infantis, lançamento de livros, exposições, música, teatro, dança, cinema e mais de 50 estandes, com as mais variadas opções bibliográficas.
O Salão do Livro é realizado pela Prefeitura de Santarém e pelo Governo do Estado do Pará, e a Secretaria Municipal de Turismo está apoiando o evento através da participação de 45 monitores, todos estudantes de instituições de ensino superior e curso técnico (IESPES, UFOPA, ULBRA E IFPA) divididos em grupos de em média 15 pessoas no período da manhã, tarde e noite.

Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade

Estantes

Espaço para contação de histórias

Parte da equipe de monitores atuantes no Salão do Livro

Mais informações »

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SEMTUR tem trabalho reconhecido pela Câmara Municipal de Santarém

Durante duas plenárias na Câmara Municipal de Santarém, realizadas nos dias 07 e 09 de novembro, a Secretaria Municipal de Turismo teve seu trabalho reconhecido pela mesma devido suas ações de desenvolvimento do turismo em nossa cidade. A primeira moção solicitado pela Vereadora Marcela Tolentino de Matos parabeniza a SEMTUR pelo elevado número alcançado de turista nacionais e estrangeiros em Santarém. Já a segunda refere-se ao fato da Secretaria ter representado o Pará no VIII Congresso Nacional de Ecoturismo - COONECOTUR.


Moção de aplausos solicitada pela Vereadora Ivete Bastos

Moção de aplausos solicitada pela Vereadora Marcela Tolentino de Matos

Mais informações »

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Santarém é destaque em revista de circulação internacional

Na edição especial de outubro/novembro que circulou na Feira Internacional do Turismo (FIT) em Buenos Aires, a Revista Folha do Turismo publicou matéria com o título "Santarém: La riqueza amazónica se encuentra aquí (Alter do Chão, destino de rara belleza)"
Englobando alguns dos principais destinos turísticos do País, a Folha do Turismo mostra as novidades de diversos segmentos turísticos e a expansão econômica do setor, divulgando a imagem do país no exterior e seu grande potencial. Há 11 anos a Folha do Turismo participa das principais feiras profissionais de turismo do mundo como único veículo brasileiro de mídia presente nos eventos com edições especiais, produzidas no idioma do país-sede.


Leia um trecho da reportagem:

"La antiga aldea de los indios Tapajós, Santarém, se transformó en la segunda mayor ciudad en el estado de Pará aunque el desarrolo noo hizo conque el lugar dejase para trás sus costumbres y tradiciones. La localización privilegiada de Santarém permite uno de los espetáculos de la naturaleza más bellos, el encuentro de las aguas barrosas del rio Amazonas com las del Tapajós que son de tonos verdosos. Por quilómetros se pueden distinguir los dos ríos corriendo lado a lado y también se pueden ver desde el mirador de la ciudad.
Los ríos también forman bellas playas e islotes como Alter do Chão, principal tarjeta postal de la región y la más bella de las decenas de playas a lo largo del río Tapajós, parada obligatoria de los transatlánticos que recorren el Amazonas y que son placo de la fiesta de Sairé, la mayor manifestación cultural del Oeste de Pará.
También conocida como el Caribe Amazónico, Alter do Chão que está a 35 km de Santarém, sólo aparece en el período de llena del río Tapajós, entre los meses de agosto y enero, tiene agua dulce azul-turquesa y arena blanca. Los barcos de madera y las tiendas cubiertas por sapê le confieren al paisaje la rusticidad típica del Norte del país. Entre las atraciones naturales para los que visitan la región está el Largo Verde que asume tonalidades diferenciadas que van de verde a azul conforme la intensidad de los rayos solares.
(...)"

Mais informações »

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Santarém representa o Pará no VIII Congresso Nacional de Ecoturismo


No período de 08 a 11 de novembro, o  professor Áureo Roffé (coordenador do setor de projetos e comunicação- SEMTUR ), esteve como palestrante-convidado  no  VII congresso nacional de ecoturismo com o tema:  “o processo de fortalecimento do ecoturismo no Pará – Santarém  como destino referência”. O evento ocorreu em São Paulo na Secretaria de meio ambiente do estado.

No patamar internacional, destinos como Costa Rica, Indonésia, Bolívia, Peru e Chile estavam representados.  No âmbito nacional:  São Paulo, Acre, Sta. Catarina, Mato Grosso e Pará.  O evento  de caráter cientifico,  reuniu diversas entidades ligadas as questões ambientais e da prática do turismo dentro das unidades de conservação. Santarém foi convidada para mostrar o trabalho de planejamento da atividade que está sendo feito pelo grupo gestor de turismo em parceria com a Secretaria Municipal de turismo.
Palestra do Senhor Áureo Roffé

Representantes Estaduais

Mais informações »

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça, se apresentou no final da tarde de ontem na orla de Santarém. Milhares de pessoas foram até o local prestigiar o espetáculo no céu público e acompanharam diversas acrobacias realizadas pelos pilotos em sete aeronaves T-27 Tucano.

Desde já a Secretaria Municipal de Turismo - SEMTUR agrade a todos os parceiros que possibilitaram a realização deste evento e a toda a população santarena que compareceu na orla para assistir ao belíssimo espetáculo.

Major Caldas narrando as acrobacias realizadas pelo Esquadrilha da Fumaça
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Distribuição de brindes pelo Armazém Paraiba
Interação da equipe da Esquadrilha da Fumaça com o público
Parte da equipe organizadora do evento
Da esquerda para a direita: Cap. Marcelo, Cap. Escobar, Cap. Boery, Cap. Nielson, Ten. Cel. Esteves, Cap. André, Cap. Renó, Maj. Caldas
Representantes da SEMTUR com os pilotos da esquadrilha da fumaça

Mais informações »

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Coletiva de Imprensa com a Esquadrilha da Fumaça

A Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) organizou hoje (10/11), às 8h, no prédio da SEMTUR. Uma entrevista coletiva com representante do Esquadrão de Demonstração Aérea (Esquadrilha da Fumaça), que já está em Santarém para apresentação única às 17h30 nesta quinta-feira, no espaço aéreo da orla da cidade. Uma primeira entrevista foi concedida na terça-feira (08) no aeroporto Maestro Wilson Fonseca, na chegada da equipe da Esquadrilha da Fumaça no município.
E Mais uma vez, a SEMTUR  e o Esquadrão da Fumaça convidam toda a população Santarena a prestigiar o evento.

Da esquerda para direita: Secretário de Turismo Arildo Nogueira, Major Caldas (FAB) e Célia Mara, Gerente Regional do Armazém Paraíba  (Patrocinador Nacional do evento)

Da esquerda para direita: Secretário de Turismo Arildo Nogueira, Major Caldas (FAB) e Célia Mara, Gerente Regional do Armazém Paraíba  (Patrocinador Nacional do evento)

Da esquerda para direita: Secretário de Turismo Arildo Nogueira, Major Caldas (FAB) e Célia Mara, Gerente Regional do Armazém Paraíba  (Patrocinador Nacional do evento)

Mais informações »

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Esquadrilha da Fumaça já está em Santarém

Chegou hoje em Santarém toda a equipe da Esquadrilha da Fumaça. Apesar da apresentação só acontecer na quinta-feira (10) na orla, a cidade foi escolhida para o descanso dos mesmos que vem de uma longa apresentação em todo o Brasil.
Parte da Equipe

Almoço no Restaurante Popular

Rápida conversa com a imprensa
Chegada (Foto: Maj. Caldas/FAB)
Chegada (Foto: Maj. Caldas/FAB)


Adicionar legenda




Mais informações »

IX Festival Gastronômico do Charutinho


A Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo, tem a honra de convidar a população santarena e demais interessados a participar do 9ª edição do festival do Charutinho, evento realizado na comunidade de Ponta de Pedras nos dias 11, 12 e 13 de novembro.


Programação

Dia 11/11 – Sexta-Feira
19h30min – Celebração Religiosa em ação de graças
20h30min – Show de calouros

Dia 12/11 – Sábado
9h30min – Abertura oficial do evento
- Leitura da história do charutinho
- Pronunciamento das autoridades locais e convidados;
10h30min – Corrida de rabeta
11h30min – Mostra de artesanato e do cenário do charutinho
 19h – Show cultural na praia com danças e concurso da rainha do festival
00h – Encerramento das atividades

Dia 13/11 – Domingo
10h00 – Abertura recreativas infantis
10h30min – Disputa de comer mais charutinho
11h30min – Concurso do melhor prato de charutinho
13h – Música ao vivo com Zezinho e banda
16h – Premiações:
·         Rainha do Festival;
·         Vencedor da corrida de rabeta;
·         Barraca com melhor prato de charutinho;
·         1°,2°,3° colocado no show de calouros;
19h - Encerramento
Mais informações »

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates