quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Santarém um dos principais destinos do Estado do Pará dos Navios Cruzeiros

Navio Cruzeiro no Porto de Santarém
Foto: Arquivo SEMTUR

Cerca de 7.400 turistas de navios cruzeiros devem desembarcar no Pará até dezembro deste ano. Os dados são da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo deste tipo de modalidade turística no Pará. A temporada 2012/2013 de cruzeiros no Estado, que deve trazer ao todo 2 mil turistas, começa no próximo dia 13 de outubro, durante a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, com a chegada do navio Amadea trazendo 500 turistas alemães a Belém e termina em maio do próximo ano. Belém e Santarém no Tapajós são os principais destinos.
 Entre os navios que vão passar pelo estado neste período estão o Amadea, Aida e Hanseatic da Alemanha, o Prinsedam, Quest, Maasdam e Amisterdam da Inglaterra e Silva Could, Azamara e Sourbone dos Estados Unidos. A Alemanha será o país com o maior número de cruzeiristas no Pará, são 5.300 só até o final deste ano.
 Uma reunião na ultima segunda-feira, dia 24, entre Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e demais entidades envolvidas direta ou indiretamente na estrutura de receptivo de turistas discutiu estratégias para esta nova temporada. Segundo João Ribeiro, da Amazon Incoming Service a reunião foi marcada, por intermédio da Paratur, para articular ações com os principais pontos turísticos da cidade a fim de garantir um maior aproveitamento da estadia destes turistas na capital, como por exemplo programações culturais e logística de transporte.
Uma das pautas foi a logística dos 600 turistas alemães que desembarcam em Belém durante a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré. Ficou decidido que haverá um ajuste dos roteiros dos turistas com a programação oficial da festa. A segurança e mobilidade destes grupos também foram discutidas na reunião.
 Roteiro - Os pontos turísticos mais visitados na capital paraense são o Complexo Feliz Lusitânia, que inclui Casa das Onze Janelas, Museu de Arte Sacra, Igreja de Santo Alexandre, Catedral da Sé e o Forte do Presépio, que além de ser o ponto de fundação da cidade, guarda relíquias dos índios, primeiros habitantes da Amazônia. Outros pontos bastante visitados, onde pode ser visualizada a natureza verde de Belém, procurado por esses visitantes, é o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, o Museu Paraense Emílio Goeldi e Mangal das Garças. Em Icoaraci, as feiras de artesanato são os atrativos mais visitados. Em Santarém a vila de Alter-do-Chão, onde acontece a tradicional Festa do Sairé, é o principal ponto de visitação desses turistas oriundos dos cruzeiros. Lá em Santarém também é muito procurado o encontro das águas do rio Tapajós com as águas do rio Amazonas, cuja coloração é diferente e, apesar de seguir lado a lado, nunca se misturam.
 Durante a temporada anterior, quando o estado recebeu mais de 17 mil turistas oriundos de navios cruzeiros, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) garantiu várias ações para recepcionar este tipo de turista. Uma delas foi reforçar a segurança, em parceria com a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPITUR), nos principais pontos turísticos de Belém como Ver-o-Peso, Estação das Docas e Centro Histórico. Além disso, foi montada um posto de Informações turísticas na Estação das Docas durante a chegada de 600 turistas japoneses que vieram no navio Azuka, em maio.

Mais informações »

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Praia de Alter do Chão eleita pela segunda vez uma das praias mais bonitas do Brasil

Ilha do Amor - Praia em Alter do Chão
Foto: Arquivo SEMTUR

O jornal britânico “The Guardian” elegeu, pela segunda vez, a praia de Alter-do-Chão, em Santarém, oeste do Pará, como uma das oito melhores do Brasil. A lista foi divulgada no ultimo dia 20 de setembro e destacou a vila paraense pela bela paisagem formada por areias brancas, águas cristalinas e cercada pela floresta amazônica. A publicação falou ainda dos restaurantes do local, que servem o tambaqui grelhado, uma das especialidades gastronômicas da região.
Localizada a 38 quilômetros da cidade de Santarém, na região turística do Tapajós, a vila de Alter-do-Chão é um dos locais mais visitados do Pará. No verão amazônico, julho a janeiro, quando chove menos na região, as águas do Tapajós baixam, revelando praias de areias brancas e condições excepcionais para o banho de rio.
Além disso, é possível encontrar no local hotéis que oferecem estrutura e conforto associados ao clima agradável de quem está à beira do rio, em plena floresta amazônica, mas com toda a estrutura necessária. Na vila ocorre uma das mais antigas e tradicionais festas amazônicas, o Sairé, cuja origem remete ao período colonial e ao sincretismo entre rituais indígenas e o catolicismo.
Outro atrativo de Alter-do-Chão é o Lago Verde, local de onde os antigos habitantes da região, os índios Borari, retiravam a pedra para a produção do muiraquitã, um amuleto verde em forma de sapo, que hoje é um dos símbolos da cultura amazônica. Próximo ao lago está a Serra da Piraoca, de onde é possível ter uma bela visão do rio Tapajós.
Além de Alter-do-Chão são citadas na lista do jornal inglês as praias da Pipa, no Rio Grande do Norte; Trindade, em Paraty (RJ); Praia do Sancho, em Fernando de Noronha; Praia do Mole, em Florianópolis (SC); Praia do Espelho em Trancoso (BA); Praia João Fernandes, em Búzios (RJ); e Juqueí, em São Sebastião (SP).

Mais informações »

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Projeto "Pôr do Sol" no Terminal Fluvial Turístico



Pôr do Sol na Orla de Santarém
Foto:Arquivo SEMTUR


A Secretaria de Turismo informa que nesta sexta-feira (21/09) estará realizando atividades do projeto “Pôr do Sol” no Terminal Fluvial Turístico (Orla de Santarém).
Para quem deseja contemplar o belo Pôr do Sol da Orla da Cidade ao som de uma ótima música, é só comparecer a partir das 18h no TFT. Nesta etapa do projeto teremos mais uma vez, a belíssima apresentação da Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca, que com seu repertorio musical, trazem a cada apresentação um diferencial para seu fim de tarde na orla de Santarém. 
Mais informações »

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Enduro do Sairé 2012




Com apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo, será realizado nos dias 22 e 23 de setembro em Santarém, o Enduro do Sairé 2012. Em sua 10ª edição, o Enduro do Sairé é um evento turístico esportivo de caráter sócio cultural, tipo Off-Road, voltado para os amantes do esporte radical e contempladores das belezas cenográficas amazônicas.
Realizado desde 2001, o evento tem como principal objetivo divulgar o potencial turístico da região, através de um esporte que unifique duas modalidades distintas, motos e carros, aliando o fascínio das grandes aventuras, tanto na esfera recreativa como competitiva. Este ano, mantendo a profissionalização do mesmo, ganhou mais um aliado no que tange a parceria da Federação Paraense de Automobilismo e Motociclismo, pela qual a empresa promotora é filiada, oferecendo assim o máximo de segurança e transparência para todos os envolvidos.
No sábado (22/09) às 20h, acontece a largada promocional na orla da cidade, em frente à Igreja Matriz, enquanto que no domingo (23/09) a partir das 08h, será a largada oficial do Pátio do Bodegão da Praia. O Ponto de chegada, marcado para as 15h30, será na comunidade de São Braz (Rodovia Everaldo Martins). A entrega dos prêmios acontecerá ainda no domingo às 18h no Iate Clube de Santarém.
Inscrições e Maiores Informações: Wildes (Coordenador do Evento-Contato: 9145-8507). 
Mais informações »

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Projeto SESC Sairé realiza Exposição “Persona e Personagens”


Cores, festa, símbolos, cantos e rezas. A magia alquímica do SAIRÉ tradicional ganha amostragem textual e fotográfica, além de painéis ilustrativos, onde o sagrado e profano se encontram.


O Projeto SESC Sairé ha mais de uma década tem investido esforços contínuos na formação de um público apreciador das artes, por meio da valorização da memória do nosso folclore, dos nossos artistas e do exercício do olhar promovendo exposições temáticas de qualidade com o acompanhamento de monitoria, a qual cumpre importante papel de apresentar a grande contribuição do Sairé Amazônico à Cultura Popular Brasileira.
Além das Artes Visuais, o Projeto atua na valorização da música local, com programações vespertinas no Elevado da Praça 7 de Setembro, onde o público tem oportunidade de conhecer a musicalidade local durante a programação Pôr-do-sol, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2012, numa parceria SESC – SEMC.
No período de 13 a 17 de setembro de 2012, o Serviço Social do Comércio – SESC disponibilizará a visitação pública gratuita a Exposição “Persona e Personagens”, do Artista Plástico Santareno Marlon Lobato, no Espaço Museu do Sairé, com uma série de 8 painéis representativos dos personagens da festa (Saraipora, Alferes, Rufador – Espanta Cão, Dançarina de Carimbó, Cunhantã, Boto), além de banneres explicativos com texto e imagens, os quais fazem parte do trabalho de Difusão Cultural Institucional, também serão distribuídos 4.000 folders com informações relativas a evolução do processo histórico em torno da festa, com o objetivo de facilitar o acesso aos visitantes o conhecer a Cultura Nativa da Vila de Alter do Chão.

SERVIÇO: Projeto SESC Sairé
LOCAL: Vila de Alter do Chão

RESPONSÁVEIS: Daniele Torres – (93) 9118-9427/ Cleiton Assis – (93) 9951-7095/ 9184-9582/ Egon Pacheco – (93) 9145-1115/ Marlon Lobato – (93) 9129-6091      
Mais informações »

Informe: “Pôr do Sol” no Bosque Vera Paz



"Pôr do Sol" no Bosque Vera Paz
Foto: Arquivo SEMTUR

A Secretaria de Turismo de Santarém informa que nesta sexta sexta-feira (14/09), estará retornando com as atividades do Projeto “Pôr do Sol” no Bosque Vera Paz.
Para quem estava com saudades das atividades do “Pôr do Sol” na Orla da Cidade, poderão a partir das 18h prestigiar a apresentação da Filarmônica Municipal “Professor José Agostinho”, que proporcionará, sem dúvida, ao visitante e a própria população santarena um fim de tarde mais agradável.
O projeto Pôr do Sol é uma realização da Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria de Turismo, que visa divulgar o potencial artístico e musical do povo santareno, levando entretenimento a todos que contemplam o belo pôr do sol na orla da Santarém.
Maiores informações: Neide Vieira (93) 9125-1756


Fonte: Comunicação/SEMTUR. 
Mais informações »

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Equipe do Programa “Terra da Gente” em Santarém


Chegou à tarde da última segunda-feira (10/09) a equipe do programa Terra Gente, formada pelo Sr. Marcelo Ferri e pelo Sr. Carlos Coutinho, a qual estará realizando uma série de reportagens sobre a Região do Tapajós, visitando além de Santarém, o município de Belterra.
Dentro de uma proposta de divulgar as belezas naturais e culturais do Brasil, as suas matérias estão relacionadas à fauna, flora, pesca esportiva, ecoturismo, ambiente, sustentabilidade e as receitas que a equipe chama “da Hora do Rancho”. Considerados, correspondentes da natureza, já produzem há 15 anos o programa Terra da Gente, bem como edições especiais para o Globo Repórter, e a revista Terra da Gente, a primeira publicação mensal especializada em vida selvagem.
Na manhã desta terça-feira (11/09) a equipe iniciou o seu roteiro em Santarém, percorrendo as águas do Tapajós em direção ao lago do Igarapé Açú. A equipe ainda fará reportagens na Ilha de São Miguel e a partir da quinta-feira (13/09) seus trabalhos se voltam a Alter do Chão. 

Igarapé Açú/ Santarém-PA
Foto: Elvis Pereira

Mais informações »

Sairé 2012: Recepção especial para os turistas no aeroporto Maestro Wilson Fonseca


Iniciaram nesta segunda-feira (10/09) no aeroporto de Santarém, Maestro Wilson Fonseca, as atividades da Secretaria de Turismo para a semana do Sairé. Os visitantes que chegam a Santarém são recepcionados pelo Grupo de dança “Raízes Caboclas”, que mostram através do carimbó, o ritmo que embala os cinco dias de festa do Sairé. O grupo se apresentará até a quinta-feira (13/09) durante os voos da tarde (entre 14h50 a 15h30) e da madrugada (entre 01h30 a 03h30). 

Grupo de Dança "Raízes Caboclas
Foto: Arquivo SEMTUR

Recepção no aeroporto Wilson Fonseca
Foto: Arquivo SEMTUR
Recepção no aeroporto Wilson Fonseca
Foto: Arquivo SEMTUR

Recepção no aeroporto Wilson Fonseca
Foto: Arquivo SEMTUR



Para deixar o aeroporto ainda mais com a “cara” do Sairé, a Secretaria com o auxilio da artesã Santarena, Rose Costa, ornamentou a sala de desembarque, utilizando produtos típicos da região, fazendo com que o visitante desde sua chegada se envolva com a festa e a cultura local.
Como uma realização da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo, esta atividade no aeroporto durante a semana do Sairé, já acontece pelo 8º ano consecutivo, e se tornou marca registrada da SEMTUR, que busca dentre outras coisas valorizar e divulgar a cultural local, elemento este, crucial para o fortalecimento do turismo no município. 

Fonte: COMUNICAÇÃO/SEMTUR
Mais informações »

DEFINIDA A PROGRAMAÇÃO DO SAIRÉ 2012


A coordenação da festa do Sairé – integrada por representantes da comunidade de Alter do Chão e Prefeitura de Santarém – definiu a programação de esporte e lazer, cultural e religiosa que será desenvolvida na vila balneária durante os cinco dias do evento.
Além dos tradicionais rituais realizados por antigos moradores de Alter do Chão, haverá atividade esportiva na praia, danças folclóricas, Festival e Botos e shows com bandas que fazem sucesso local e nacional.
Na noite do domingo, (09/09) na orla de Santarém, uma prévia da festa foi demonstrada ao público. As coordenações das entidades folclóricas dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi apresentaram os itens oficiais do Festival dos Botos, que são: o Boto Homem, o Boto Animal, a Rainha do Sairé, a Rainha do Lago Verde, a Rainha do Artesanato, a Cabocla e o Carimbó.

Apresentação Boto Rosa (Foto: Ronaldo Ferreira)
Apresentação Boto Tucuxi (Foto: Ronaldo Ferreira)


O Sairé 2012 ocorrerá no período de 13 a 17 de setembro, de acordo com a seguinte programação:

DIA 13/09 – QUINTA FEIRA
08h00 – Cerimônia de Abertura do Sairé 2012
09h00 – Café da manhã comunitário
10h00 – Show Cultural: Grupo Roda de Curimbó (Praça do Sairé)
19h00 – Rito Religioso (Praça do Sairé) – Folia e Ladainha
19h40 – Lançamento do Selo do Sairé (Praça do Sairé) - Correios
20h30 – Show Regional Banda Sapupema
21h00 – Início das Danças Folclóricas
            - Conjunto Espanta Cão
- Dança das crianças Brincando de Sairé
- Ritual Indígena
- Dança dos Idosos
- Caboclas dos Botos
- Encanto Caboclo
- Cheiro do Sairé
01h00 – Show Musical (Lago dos Botos) – Banda da Arena

DIA 14/09 – SEXTA-FEIRA
15h00 – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT (retorno às 17h)
17h00 – Pôr do Sol (SESC e SEMC) – Praça Nossa Senhora da Saúde
19h00 – Rito Religioso (Praça do Sairé) – Folia e Ladainha
20h00 – Show Cultural (Praça do Sairé) – Cristina Caetano
21h00­­ – Show Cultural: Assessoria de Esporte e Lazer – PMS (Lago dos Botos)
22h00 – Show Folclórico Boto Tucuxi
23h00 – Show Folclórico Boto Cor de Rosa
00h00 – Show Nacional – Latino e Banda
01h40 – Show Local Sertanejo Elétrico – Lelo & Luiz

DIA 15/09 – SÁBADO
08h00 – Passeio Fluvial Ecológico Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Retorno às 10h)
15h00 – Passeio Fluvial Ecológico Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Retorno às 17h)
17h00 – Pôr do Sol (SESC e SEMC) – Praça Nossa Senhora da Saúde
19h00 – Rito Religioso (Praça do Sairé) – Folia e Ladainha
20h00 – Show Cultural (Praça do Sairé) – Jana Figarela
21h00 – Início do Festival dos Botos (Lago dos Botos)
            - Boto Cor de Rosa
            - Boto Tucuxi
01h30 – Show Nacional – Terra Samba
03h00 – Show Local – Arte Samba
04h00 – Show Local – Banda 4x4
05h30 às 08h00 – Arrastão Musical (até a orla de Alter do Chão) – Banda Adrenalina

DIA 16/09 – DOMINGO
08h00 – Passeio Fluvial Ecológico Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Retorno às 10h)
15h00 – Passeio Fluvial Ecológico Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Retorno às 17h)
15h00 – Show Musical (Orla de Alter do Chão) – Banda Fissura e Cintura Fina
19h00 – Rito Religioso (Praça do Sairé)
20h00 – Show Cultural (Praça do Sairé) – Eduardo Dias
22h00 – Show Musical Forró Pai d’Égua

DIA 17/09 – SEGUNDA-FEIRA
08h00 – Encerramento da Festa (Praça do Sairé)
            - Derrubada dos Mastros
            - Cecuiara e Quebra da Macaxeira
21h00 – Baile dos Barraqueiros (Lago dos Botos) – Banda Pegada do Forró

Fonte: Nelma Bentes - (9175-0940 / 9174-3699)
Assessora de Comunicação da PMS
Mais informações »

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SAIRÉ 2012: PREFEITURA INICIA A MONTAGEM DAS ARQUIBANCAS


A tradicional Festa do Sairé – que mistura durante cinco dias na Vila balneária de Alter do Chão, cultura, beleza, encantos e mistérios – será realizada este ano no período de 13 a 17 de setembro.
O evento existe há mais de 300 anos. É uma mistura de religiosidade com o profano. Já é considerado como uma das maiores manifestações culturais do Estado do Pará e a cada ano, vem ganhando visibilidade no mundo.
Na semana que antecede à festa, os trabalhos na Vila são intensificados e seguem sob coordenação de Secretarias Municipais da Prefeitura, como Cultura (SMC) e Infraestrutura (SEMINF), que concentram as atividades na montagem de palco, arquibancadas e camarotes no Sairódromo, local das apresentações culturais e do Festival das Agremiações Folclóricas dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi.
A estrutura das barracas reflete a cultura do caboclo de nossa região. É feita de palha e pau a pique. Até sábado, 8 de novembro, 64 barracas devem ser concluídas pelos comunitários de Alter do Chão, que utilizarão estes espaços para venderem seus produtos durante os dias de festa. Já no Sairódromo, a empresa contratada pela Prefeitura para fazer os trabalhos, deve concluir a estrutura de 30 camarotes e arquibancadas para 3.500 lugares, até o dia 11 de setembro (terça-feira). A Secretária Municipal de Cultura, Jarle Aguiar, enfatizou que “tudo está sendo providenciado para proporcionar uma grande festa para a população santarena e para os visitantes”.
Durante o período do Sairé, a atenção fica voltada para vila balneária de Alter do Chão. Localizada a 32 km da área urbana de Santarém. No ano passado, em média 80 mil pessoas participaram durante os cinco dias do Sairé, informação repassada pelo setor de estatística do 4º Grupamento de Bombeiros Militar.
Lançamento oficial do Sairé – No dia 9 de setembro (domingo), a Prefeitura de Santarém fará o lançamento oficial do Sairé 2012, na Praça do Pescador, na Orla da cidade, às 20h. Na oportunidade, as coordenações das entidades folclóricas dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi apresentarão ao público, os itens oficiais do Festival dos Botos. Os itens são: o Boto Homem, o Boto Animal, a Rainha do Sairé, a Rainha do Lago Verde, a Rainha do Artesanato, a Cabocla e o Carimbó.
Neste ano, o Boto Cor de Rosa vai abordar o tema “A vida e a fé do povo Borari” e o Boto Tucuxi, “O imaginário Tapajó”. As entidades folclóricas devem participar respectivamente com a estimativa de 800 e 700 brincantes no Sairé.
O coordenador do Boto Cor de Rosa, Joel Coelho disse que “a temática é voltada para as crenças, costumes e tradições”. Já Edilberto Ferreira, explica que a abordagem temática do Boto Tucuxi colocará em destaque a história da divulgação do caboclo e do indígena.
Início da Festa - No sábado, dia 8 de setembro, será realizada a “Busca dos Mastros”, organizada pelos comunitários da Vila de Alter do chão. Iniciará com um café regional na residência do senhor Servito Malaquias, às 7h. Depois, comunitários e visitantes seguirão para a Praça 7 de setembro para adentrarem às embarcações com destino ao Lago do Macaco, às 8h. O retorno será na Praia do Cajueiro. Os mastros de madeira têm ritual próprio e fazem parte da tradição do Sairé. Após retirados, são deixados na praia para na quinta-feira (13/09), serem erguidos na praça do Sairé durante a abertura do evento. Serão derrubados no dia 17 de setembro, último dia da festa.



Fonte: Nelma Bentes - (9175-0940 / 9174-3699)
                      Assessora de Comunicação da PMS
Mais informações »

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Festa do Sairé já será na próxima semana...

Vila de Alter do Chão (Foto: Ronaldo Ferreira)


A vila de Alter do Chão, localizada no município de Santarém/PA, se prepara para a realização de mais uma edição do Sairé, uma das maiores manifestações folclóricas da Amazônia, que congrega em 6 (seis) dias de festa, rituais religiosos e profanos, este que a cada ano que passa, atrai milhares de pessoas para a Vila.



Parte Religiosa da festa (Foto: Ronaldo Ferreira)

Apresentação do Boto Cor de Rosa representando o Lado Profano da Festa
(Foto: Ronaldo Ferreira)


Apresentação do Boto Tucuxi representando o Lado Profano da Festa
(Foto: Ronaldo Ferreira)

Os rituais, religiosos e profanos, característicos do Sairé, já existem cerca de 300 anos, e são resultados da miscigenação cultural entre índios e portugueses. O lado religioso da festa se inicia com a ida de grupos de homens e mulheres à mata, em procissão fluvial, para retirar e trazer até a Praça do Sairé os mastros (troncos de árvore) que são enfeitados com flores, frutos e alimentos, e erguidos na praça, até o final da festa; e o profano, acontece na sexta-feira e no sábado, à noite, quando ocorre a competição entre as agremiações dos dois botos (Rosa e Tucuxi), com danças e alegorias que mostram toda a riqueza cultural da região.
Todos estão convidados a prestigiar o evento, que acontecerá no período de 12 a 17 de setembro.
Confira a programação:


Programação do Sairé

Dia 13/09 – Quinta-Feira
08h – Cerimônia de Abertura do Sairé 2012
09h – café da manhã comunitário
10h – Show Cultural: Grupo Roda de Carimbó (Praça do Sairé)
19h – Rito religioso (Praça do Sairé)
19h40 – Lançamento do Selo do Sairé (Praça do Sairé)
20h – Dança do Sairé da Comunidade de Alter do Chão (Lago dos Botos)
- Ritual indígena
- Dança da Terceira Idade: Cacurea, Desfeiteira Curimbó.
- Carimbó do Pará
- Cheiro do Sairé
22h – Programação Governo do Estado (Lago dos Botos)
01h – Show Musical (Lago dos Botos)

Dia 14/09 – Sexta-Feira
08h – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT (retorno às 10h)
15h – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT (retorno às 17h)
19h – Rito religioso (Praça do Sairé)
20h – Show Cultural (Praça do Sairé)
21h – Show Cultural (Praça do Sairé)
22 h – Show Folclórico Boto Tucuxi
23 h – Show Folclórico Boto Cor de Rosa
00h – Show Nacional
01h40 – Show Musical

Dia 15/09 – Sábado
08h – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT (retorno às 10h)
15h – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT (retorno às 17h)
19h – Rito religioso (Praça do Sairé)
20h – Show Cultural (Praça do Sairé)
21h – Inicio do Festival dos Botos (lago dos Botos)
- Boto Cor de Rosa
- Boto Tucuxi
01h30 – Show Nacional
03h – Show Nacional
04h – Show Local
05h30 - Arrastão musical até a orla de Alter do Chão.

Dia 16/09 – Domingo
08h – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT (retorno às 10h)
15h – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT (retorno às 17h)
15h – Show Musical (Orla de Alter do Chão)
19h – Rito religioso (Praça do Sairé)
20h – Show Cultural (Praça do Sairé)
21h – Show Cultural (Praça do Sairé)

Dia 16/09 – Domingo
08h – Encerramento da Festa (Praça do Sairé)
- Derrubada dos Mastros
- Cecuiara e Quebra da Macaxeira.
21h – Baile dos Barraqueiros (Lago dos Botos)


Mais informações »

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Santarém recebe grupo de Turistas da Terceira Idade

Grupo de Turistas da Melhor Idade durante seminário. 


No período de 30/08 a 03/09, Santarém recebeu o 1º Encontro Turístico da Terceira Idade - Pé de Valsa. Coordenado pelo consultor e bacharel em turismo, Sr. Celso Vaughan, o evento direcionado a um público mais específico (pessoas da melhor idade), trouxe a Santarém aproximadamente 70 pessoas, estas procedentes de Belém-PA, Recife-PE, Fortaleza-CE, Macapá-AP que aproveitaram sua estadia no município com atividades como passeios, oficinas de dança, seminário dentre outras.
Dentre as atividades realizadas pelo grupo, o Seminário, que aconteceu na tarde do dia 01/09 no auditório do IFPA, foi sem dúvida um dos momentos de grande relevância do evento, uma vez que se discutiu a importância deste tipo de turismo para os atores envolvidos no processo. Como palestrantes, a Sra. Erbena Costa (Professora do IFPA) e a Sra. Silvia Rosalino (Analista do SEBRAE/Santarém) abordaram temáticas relacionadas ao turismo na terceira idade, apontando os benefícios que este segmento traz principalmente ao grupo da “Melhor Idade”, configurando sem dúvida em mais qualidade de vida para estes.

Profª Erbena Costa como palestrante

Palestrante Silvia Rosalino (Analista do SEBRAE/Santarém)

O Turismo na Terceira Idade ou Melhor Idade, vem ganhando gradativamente espaço em cenário Nacional, sendo um dos segmentos do turismo que tem contribuído para a dinamização da economia, bem como para a melhoria da qualidade de vida do público ao qual se destina. O público alvo deste tipo de turismo, como no nome já diz, são pessoas da terceira idade, que buscam na atividade uma forma de preencher seu tempo livre, divertindo-se tanto quanto as pessoas mais jovens, lhes proporcionando sem dúvida uma melhor qualidade de vida, afinal viajar, quando o principal motivo é o lazer, é como se fosse uma terapia, no qual a pessoa se renova a cada viagem.
O Secretário de Turismo de Santarém, Sr. Eder Pantoja, reconhecendo a importância deste evento para o município, se fez presente, junto com sua equipe, apoiando a realização do mesmo.  

Sr. Celso Vaughan (coordenador do evento), Sra. Silvia Rosalinda (Analista do SEBRAE/Santarém) e
Sr. Eder  Pantoja (Secretário de Turismo de Santarém)

Equipe da SEMTUR

Mais informações »

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates