sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Motor Home - Modalidade chega a Santarém


Uma modalidade que tem crescido e ganha adeptos a cada dia no Brasil é o Turismo de Motor Home. Dentre tantas vantagens destaca-se além do conforto a praticidade de ir ao banheiro, comer e dormir sem parar o carro, além de não precisar se preocupar com hotéis. Sair pelas estradas no comando de uma casa de rodinhas.

Como Santarém e Alter do Chão  estão entre as cidades turísticas que mais de destacam na região amazônica, não poderiam deixar de receber adeptos desta modalidade.
Um Motor Home vindo do sul do país está no Hotel Beloalter em Alter do Chão. São dois casais comandados pelo Sr. Flávio que é metalúrgico aposentado e que agora aproveita a vida em sua casa sobre rodas.
A aventura começou em Lajeado –RS no dia 05/01 chegando em Santarém - PA dia 18/01 e não tem data para acabar. Daqui seguirão viagem para Manaus, Boa Vista, Belém. Segundo o Sr. Flávio uma viajem pode durar de 3 meses a 1 ano.

Turistas com a Secretária Irene Belo
Em 2008, um estudo comparativo entre os custos de uma viagem de férias de quatro pessoas em um motor home e  outros meios de transporte mostrou que a economia varia entre 27% e 61% a favor das casas móveis, incluindo gastos pessoais e de combustíveis.

Mais informações »

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SEMTUR lança Boletim Semestral 4º Edição


A SEMTUR, Secretaria de Turismo de Santarém, através de sua equipe técnica, está lançando hoje (23/01) o Boletim Semestral do Observatório do Turismo de Santarém. A pesquisa foi realizada entre os dias 06/12 à 14/12 de 2012, sendo aplicados 138 formulários junto aos visitantes de Santarém.

Santarém em seu primeiro semestre deste ano ( período de chuvas ) confirmou um aumento de 12% no número de  turistas com o interesse no inverno amazônico e nos cenários oferecidos por ele.



O balanço que se faz do ano de 2012, é de um saldo com variações positivas entre 2011 e 2012 com aumento nos setores : hospedagens, locadores de veículos e restaurantes.

O boletim impresso está disponível a partir de hoje na secretaria de Turismo de Santarém sito a Av Rui Barbosa, 456 e também disponível para download aqui no Blog da Secretaria.
Mais informações »

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Reunião define últimos preparativos para o Carnaval 2013


A SEMTUR (Secretaria Municipal de Turismo) esteve presente na manhã desta quinta feira 17/01/2013, através do servidor Reinaldo Almeida em uma reunião que foi realizada na SEMC (Secretaria Municipal de Cultura), na qual foram tratados assuntos relativos ao Carnaval 2013.

Planejamento Carnaval 2013


Estiveram presentes diversos órgão e autoridades locais entre eles : Policia Militar, SEMMA, SMT, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civíl, SEMSA, SEMDE, Capitania dos Portos.
Na reunião se discutiu a quantidade de efetivo e o horário de atuação de cada órgão na programação do Carnaval em Santarém e Alter do Chão.


Planejamento Carnaval 2013

Mais informações »

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Agenda da SEMTUR


Nesta quarta-feira 16/01/13, a Secretária de Turismo de Santarém Sra. Irene Belo, reuniu com o Jornalista Sr. Joab Ferreira (Jornal de Santarém e Baixo Amazonas), o qual realizou uma entrevista sobre o planejamento do desenvolvimento sustentável no Turismo em Santarém nas áreas de Ecoturismo, Geoturismo e etc, além de melhorias para Santarém despontar como Cidade Turística com todo potencial que tem.
Representantes de grupos de Alter do Chão e da Escola da Floresta também procuraram a secretaria e foram recebidos, apresentaram propostas de melhorias para a vila e que serão estudadas em parceria com SEMINFRA, SEMMA E SEMED, dentre as quais consta a reativação do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) de Alter do Chão.
Também foi recebido o grupo de Carimbó “Raizes Caboclas”, para propor maneiras de fomentar ações tanto de recepção aos navios estrangeiros como de realizar parceria em Santarém e na Vila de Alter do Chão.
Mais informações »

O Ministério do Turismo estuda incentivos a turistas estrangeiros.


Saiu na edição desta quarta feira (16/01/2013) do Jornal O Liberal uma nota que divulga algumas das iniciativas propostas pelo ministro do Turismo Gastão Vieira, para incentivar os turistas a visitarem o Brasil. De acordo com a nota “O Ministério do Turismo estuda reembolsar parte dos impostos cobrados dos turistas estrangeiros sobre produtos brasileiros”. 
Ministro do Turismo : Gastão Vieira

Para o ministro Gastão Vieira, o País precisa criar incentivos, sobretudo às vésperas de eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. “O Brasil não dá atrativos, continuamos com a média de cinco milhões de turistas por ano, sendo metade da Argentina”, lamenta.
Fonte : O Liberal
Mais informações »

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Secretaria Municipal de Turismo em novo endereço


Para melhor atender seus usuários a Secretaria Municipal de Turismo estará funcionando em novo endereço a partir desta terça-feira, dia 08: Avenida Rui Barbosa, ao lado do CCAA. Seguindo a proposta do Ministério do Turismo em priorizar a acessibilidade para promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à atividade turística, o novo espaço foi todo planejado pensado nessas pessoas.
A SEMTUR funciona de segunda a sexta, de 8h as 14h. 
Mais informações »

Romance reconstrói a valentia cabana

Capa da obra
“Romance reconstrói a valentia cabana” este é o tema da reportagem de Elielton Amador no caderno Magazine do Jornal O liberal de domingo (dia 06).
A memória da Cabanagem paraense ganhou ressonância na escrita da paulista Deborah Kietzmann Goldemberg autora de “Valentia” (Grua, 2012) que traz o fato histórico para a sua contemporaneidade. Ela, que também é antropóloga, participou com mais uma dúzia de pesquisadores, jornalistas e cineastas paulistas e paraenses da caravana da Memoria Cabana, organizada pelo Frei Florêncio Vaz (de Santarém), antropólogo indígena.
“Valentia” tem essa importância documental sem perder o valor criativo de uma literatura contemporânea. Não à toa, o livro foi indicado ao prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, concorrendo com outras 22 obras contemporâneas, incluindo os últimos livros de Bernardo Kucinski e Nélida Piñon.
Em entrevista por e-mail  ao Jornal O Liberal, a autora fala um pouco mais sobre a sua obra.
“O livro nasceu de um convite do Frei Florêncio Vaz (de Santarém) para embarcar numa caravana fluvial pela região onde houve resistência ribeirinha da Cabanagem, para colher a memória da história que as mulheres idosas guardavam com elas. Ele conduz um trabalho de valorização cultural na região de longo prazo.(...) O Frei Florêncio organizou um roteiro de visitas em Santarém e nas margens dos rios Arapiuns e Tapajós, com base no conhecimento dele na região. Priorizou os lugares onde havia mais pessoas idosas e interessadas no tema. Íamos nas comunidades e conversando com idosos e outras pessoas que se interessavam em contar o que sabiam da Cabanagem.”
E quando questionada sobre quando pretende vir ao Pará novamente divulgar o seu livro, Deborah Goldemberg respondeu que “ Gostaria muito de ir. Havia a possibilidade de ir em janeiro para Santarém, mas não consegui me organizar. Idealmente, faria um lançamento em Belém, São Luís e Manaus. Vamos torcer para isso. Quem sabe, a partir de um convite, para garantir que haja público interessado. Meu editor tem vontade também.”
No Blog dedicado especialmente a obra, você pode ter maiores informações. Acesse http://valentiaoromance.blogspot.com.br/

Fonte: O liberal – Magazine (domingo, 6 de janeiro de 2013).
Mais informações »

Competências da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (parte III)


Encerrando as competências da Secretária Municipal de Turismo de Santarém, conforme consta na Lei n° 19.135 de 17 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a nova organização da estrutura administrativa do poder executivo municipal de Santarém, em seu art. 4°, XXXII, também são funções da SEMTUR:
“ (...)
I) Realizar a divulgação do potencial turístico do município;
j) Apoiar a capacitação de recursos humanos na área de turismo;
k) Realizar outras ações inerentes ao setor.

Para que um destino se destaque na mídia nacional e até internacional como uma boa opção de viagem é de extrema relevância a sua divulgação. Esse será uma dos desafios para este ano: saber colocar-se como evidencia. Para isso a SEMTUR planeja participar das principais feiras e eventos de turismo no país dando visibilidade ao município, seguindo o que Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará aponta como um dos eixos prioritários a ser desenvolvido: a promoção do turismo paraense nos mercados prioritários tanto regional, como nacional e internacional.
E no intuito de melhor receber esses visitantes, a qualificação de mão de obra é de fundamental importância. A secretaria de Turismo do Estado do Pará planeja qualificar até 2015 mais de 10.500 pessoas que atuam direta e indiretamente na área do turismo nas seis regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Araguaia Tocantins, Amazônia Atlântica e Xingu através do PEQTur que é um dos mecanismos do Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará - Ver-o-Pará, que tem como premissa o desenvolvimento de ações de qualificação profissional capazes de possibilitar melhorias do setor de turismo no Estado, a curto e médio prazo, em sintonia com o mercado de trabalho local. Além dos cursos gratuitos previsto para Santarém através do PEQTur, existem outras instituições que oferecem cursos de qualificação voltadas para área nos segmentos de gestão, receptivo, hospedagem, entretenimento, hotelaria, gastronomia, artesanato entre outros como o IFPA, IESPES, SEBRAE e SESC, melhorando dessa forma a qualidade dos serviços turísticos no município.
Mais informações »

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

As Competências da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (Parte II)


Dando continuidade as competências da Secretária Municipal de Turismo de Santarém, conforme consta na Lei n° 19.135 de 17 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a nova organização da estrutura administrativa do poder executivo municipal de Santarém, em seu art. 4°, XXXII, também são funções da SEMTUR:
“ (...)
e)      Programar e executar ações com objetivo de incentivar o turismo como vetor do desenvolvimento social e econômico;
f)       Formar e manter banco de dados com informações e estatísticas do setor turístico;
g)      Implementar convênios com órgãos, entidades e instituições publicas e privadas, nacionais e internacionais do setor turístico, com objetivo de promover intercâmbios de interesse turístico;
h)      Captar recursos financeiros para desenvolvimento do turismo;
(...)”
É visível que o número de visitantes nacionais e internacionais tem crescido em Santarém, motivados por diversos fatores a visitar a Pérola do Tapajós, torna-se cada vez mais necessário compilar as informações estatísticas na área do turismo, onde se incluam análises de opinião de visitantes que por aqui passaram.
Acompanhando esse público pode-se, enfim, adequar a cidade aos interesses dos visitantes, bem como produzir estudos sobre a realidade turística do município, alimentar as necessidades de informação sobre a atividade turística local.
Para tal fim, a Secretaria Municipal de Turismo de Santarém conta hoje com o Observatório de Turismo que surgiu da necessidade de desenvolver ações e pensamentos estratégicos para atividade turística. Trata-se de um núcleo de estudos e pesquisas tendo como objetivo geral acompanhar a conjuntura e analisar periodicamente o turismo na cidade, aponta dados sobre a atividade Turística e infraestrutura local, traça o perfil do turista e transcreve sua avaliação o sobre o local visitado.
Por englobar vários setores interdependentes para o desenvolvimento do turismo é de fundamental importância que as políticas públicas municipais estejam compatíveis com as políticas federais ou estaduais, de maneira que possibilite uma atuação mais planejada em prol do turismo local, além de reunir todos os segmentos que atuam nesta área minimizando esforços e multiplicando os resultados.
Mais informações »

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

As Competências da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (Parte I)


Depois de passar por inúmeros ciclos econômicos, o turismo em Santarém começou a se consolidar em Santarém como uma alternativa sustentável de desenvolvimento para a região. A princípio, o único segmento explorado era o turismo regional de Sol e Praia em Alter do Chão. Com o advento do Ecoturismo, Santarém foi descoberta como um excelente destino para atividades na natureza e ecoturistas de várias partes do Brasil e do mundo começaram a frequentar a região.
Segundo a Lei n° 19.135 de 17 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a nova organização da estrutura administrativa do poder executivo municipal de Santarém, a Secretaria Municipal de Turismo, órgão de atividades-fim da Prefeitura terá como competências, conforme art. 4°, XXXII:
“(...)
 a)    Planejar, coordenar e executar a politica municipal de desenvolvimento do turismo;
 b)    Desenvolver programas e projetos de interesse turístico, visando incrementar o fluxo de turistas ao município e região oeste do Pará;
 c)    Estabelecer diretrizes para um trabalho coordenado entre o poder público e setores organizados da sociedade civil, com objetivo de promover a infraestrutura adequada para desenvolvimento do setor turístico;
 d)    Gerir o Fundo Municipal de Turismo;
(...)”

Sendo assim, no intuito de executar tais competências a SEMTUR, em parceira com todos os setores ligados a área do turismo, criarão um conjunto de estratégias, objetivos, metas e ações com a finalidade de promover e incrementar o turismo como fonte de renda, geração de emprego e desenvolvimento sócio espacial para o município.
O turismo enquanto integrante do setor terciário, oferecendo serviços ao consumidor, como hospedagem, transporte, alimentação, agenciamento, lazer e outros, passa a ocupar um papel importante, apresentando índices expressivos de crescimento. Com ações de fomento ao turista e efetiva divulgação e diversificação do produto espera-se ampliar o fluxo de turistas no município e na região oeste do estado, fortalecendo assim o turismo no Polo Tapajós através do Fórum Regional de Turismo do Polo Tapajós – FORETUR. Este último que de acordo com seu regimento interno, tem por finalidade auxiliar os municípios do referido polo na formulação da Política Regional de Turismo e do Plano de Desenvolvimento Turístico, programas, projetos e atividades deles derivados, assim como, encaminhar as demandas necessárias para a melhoria da atividade turística regional no que concerne a infraestrutura e qualificação da mão-de-obra às instâncias como: Prefeituras Municipais, Paratur, Ministério do Turismo e outros órgãos.
Outra importante competência da SEMTUR refere-se a gerencia do Fundo Municipal de Turismo que é um fundo de natureza financeira e orçamentária, instituído por Lei Municipal Complementar Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de turismo, administrado por ela e gerido pelo Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. O Fundo Municipal de turismo tem por objetivo captar recursos a serem aplicados em planos, programas, atividades e projetos turísticos para consecução das finalidades do plano municipal de turismo.





Mais informações »

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates