sexta-feira, 9 de maio de 2014

As mães do turismo.

  Se Santarém é o berço do turismo no Pará, nós mães devemos arrumar esse berço para que no futuro de nossos filhos a herança seja permanente. Assim como os filhos não gostam de ver suas mães comparadas a outra, também não devemos aceitar a alcunha de Caribe brasileiro, quantas vezes uma mãe tem que assistir ao mesmo desenho animado da Disney para fazer companhia ao filho? A mesma Disney que criou os piratas do caribe e desconhece que o maior ato de biopirataria da história mundial aconteceu nestas terras, encerrando mais um ciclo de esperança de riqueza para os filhos desta terra. Não queremos que o turismo seja apenas mais um ciclo econômico. Não queremos que o turismo seja o futuro da região, e sim um presente que deve ser conquistado. Marcado pelo tripé: estrutura, investimento e serviços ou seja, o poder público, a iniciativa privada e a comunidade. Para isso devemos dar condições ao nosso filho para que ele possa se desenvolver; o turismo assim como um filho, depende de nós até que se torne independente, e mesmo assim de vez em quando ainda precisa de cuidados. Com trabalho e perseverança iremos construir o necessário para o crescimento do turismo, que ainda engatinha em nossa região. Para caminhar com firmeza, ele precisa de educação para poder conviver e encantar outras culturas, precisa de saúde para bem viver e exercer seu ofício com dignidade, precisa de estrutura viária para exercer o direito de ir e vir e, acima de tudo, precisa de muito diálogo e carinho. Carinho por esta terra é o que não falta, que o digam as dezenas de pessoas que a cada ano adotam Santarém como mãe, e o diálogo é um exercício de convívio diário que nos obriga a evoluir. Alguns de nós ficaram tanto tempo sem voz que agora querem gritar para todo mundo ouvir, mas os gritos impedem o diálogo. Devemos nos portar de forma que nossas ações falem mais alto, tão alto que silenciosamente ensurdeçam aqueles que apostam na incompetência amazonida.
Na Santarém que queremos, mãe nenhuma terá filhos do conformismo, não culpamos a vida Sejamos agentes da transformação das novas gerações, que não estão preocupadas com o futuro, pois estão construindo o presente. Dizem que o dia das mães é o segundo natal para o comercio, mas se não houvesse uma mãe na história, o natal nem sequer existiria, nem o comércio, nem mesmo eu e você. Até a chegada do natal teremos muito trabalho, quase de parto, pois esperamos ansiosos o nascimento da minuta da Lei Municipal do Turismo. Ferramenta com a qual poderemos ajudar ainda mais quem trabalha para o futuro do turismo hoje, pois o presente é o único momento onde somos capazes de transformar o futuro, e torna-lo um verdadeiro presente para nossos filhos.

Irene Belo Zampietro

Secretária de Turismo de Santarém
Mais informações »

quarta-feira, 7 de maio de 2014

SEMTUR incentiva regulação dos serviços turísticos.

       A noite de ontem (06) foi marcada pelo encontro da Secretária de Turismo Irene Belo com condutores de passeios turísticos fluviais da vila balneária de Alter do Chão, auto denominados “barqueiros”. A reunião deu prosseguimento às pautas discutidas no dia 29 de abril, com enfoque na capacitação dos barqueiros e regulação de seus serviços.
           A SEMTUR está auxiliando os condutores de passeios turístico fluviais na criação de associação específica, cujas normas serão estabelecidas para posterior composição do estatuto da entidade a ser formalizada.
       Os encontros serão realizados semanalmente e tem como objetivo principal a difusão de conceitos básicos da atividade turística. Os barqueiros solicitaram cursos de primeiros socorros, geografia turística e gestão administrativa e financeira, como complemento ao curso de “comunicação e relacionamento com o turista” que já está em andamento, disponibilizado gratuitamente pela SEMTUR e com grande adesão por parte dos comunitários.       O encontro busca também conscientizar os condutores quanto à importância da documentação necessária para o exercício da atividade e o cadastramento dos condutores junto à SEMTUR para coibir possíveis abusos.
         Acreditando que a presença do poder público e o diálogo constante fortalecem e melhoram os serviços essenciais ao turismo, a SEMTUR que já disponibiliza diversos cursos voltados a capacitação da mão de obra para o turismo, pretende melhorar as condições de trabalho e de vida de todos envolvidos nesse processo, tão importante para o desenvolvimento da região.
SEMTUR, o futuro se constrói no presente.
Quer saber mais? Fale com a gente.

comunicsemtur@gmail.com



Mais informações »

Santarém, pra quem gosta de ouvir!

     Quem chega a Santarém se depara com um aeroporto modesto, que aguarda algumas obras estruturais por parte da INFRAERO, mas que tem uma característica muito particular; é um dos poucos aeroportos brasileiros que não leva nomes de políticos ou militares, e sim o nome de um grande artista brasileiro. Reconhecido internacionalmente e muito pouco conhecido no Brasil. Saiba quem foi Wilson Dias da Fonseca(Isoca).
    Maestro, compositor e escritor brasileiro. Foi grande incentivador para difusão da cultura, do folclore e da história da Amazônia, atuando também como fundador da Academia Paraense de Música e membro da Academia Paraense de Letras.
   Compôs mais de 1.600 (mil e seiscentas músicas), número impressionante para um auto didata, a maioria inspirada em temas folclóricos e nas belezas naturais de Santarém. A mistura de elementos da música clássica e tons folclóricos fazem de suas obras um conjunto único, de identidade forte e marcante é um prato cheio para os amantes da música.
Ouça mais:
"Amazônia" - suíte em 3 movimentos, para jazz-band
"Um Poema de Amor".
"Terra Querida".
"Lenda do Boto".
"Abertura Sinfônica Centenário de Santarém".
"América 500 Anos" poema sinfônico.
"Cantata Nazarena" . Esta obra tem texto de José Wilson
"Canção de Minha Saudade".- Hino de Santarém.

Saiba mais:  http://www.dicionariompb.com.br/wilson-fonseca
                        http://en.wikipedia.org/wiki/Wilson_Fonseca



Mais informações »

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates