![]() |
Ilha do Amor (Foto: Ronaldo Ferreira) |
A Vila balneária de Alter do Chão, no município de Santarém, Oeste do Pará, completa nesta terça-feira, dia 06 de março, 254 anos de fundação. Fundada no dia 06/03/1626, pelo português Pedro Teixeira, foi elevada a categoria de Vila por Francisco Xavier de Mendonça Furtado no dia 06/03/1758. Localizada à margem direita do Tapajós, distante cerca de 30 km de Santarém, por estrada pavimentada (PA-457). O acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, através do rio Tapajós.
Em Alter-do-Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs. A vila de Alter-do-Chão não oferece apenas atrativos naturais, mas também a tradicional Festa do Sairé, conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participação popular.
Sairé 2011 (Foto: Rozinaldo Garcia) |
Em Alter do Chão, existem ainda, áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produção artesanal. Para atender seus visitantes, a Vila dispõe de infra-estrutura turística e de apoio como: postos telefônicos e de saúde, hotéis, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato.
Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter-do-Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o rio Amazonas. Por esta razão, a referida vila é importante polo turístico da região, tanto que em 14 de março de 2009 recebeu a visita do herdeiro da Coroa britânica, o príncipe Charles, motivado pelo interesse nas políticas ambientais do Estado do Pará, principalmente no maior programa mundial de reflorestamento que contempla 1 Bilhao de arvores para a Amazônia. No roteiro do nobre inglês estava incluído a visita a Belterra, para conhecer a Floresta Nacional do Tapajós e a comunidade do Maguari,que atualmente é apoiada pela fundação “ Prince’s Rainforest Projec” (Os projetos de Florestas Tropicais do Principe) dirigida por Charles, que tem no desenvolvimento sustentável sua base econômica.
Orla de Alter do Chão (Arquivos SEMTUR) |
Para comemorar essa data, o Conselho Comunitário vai realizar uma extensa programação. Entre as atividades que serão realizadas está incluída a tradicional festa da partilha e distribuição do bolo de aniversário, preparado pelas mulheres da comunidade.
Confira a programação
- Tradicional Alvorada às 6h;
- Café da manhã no Centro Comunitário, iniciando às 7h;
- Inauguração da Rádio Comunitária às 8h;
- Manhã Alegre, com jogos e divertimentos, direcionados as crianças e jovens na Praça 7 de Setembro;
- Festa da partida e distribuição do bolo comemorativo, às 19h, no Centro Comunitário, com a presença de convidados e toda a comunidade de Alter do Chão.
![]() |
Orla de Alter do Chão (Foto: Jane Nejm) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário