Escolhida pelo Ministério do Turismo para se tornar referência no segmento de ecoturismo, Santarém tem inúmeros desafios a serem superados para alcançar a excelência. É visível que o número de visitantes nacionais e internacionais tem crescido, motivados por diversos fatores a visitar a Pérola do Tapajós, por isso, torna-se cada vez mais necessário compilar as informações estatísticas na área do turismo, onde se incluam análises de opinião de visitantes que por aqui passaram. Acompanhando esse público podemos enfim adequar a cidade aos interesses dos visitantes, bem como produzir estudos sobre a nossa realidade turística, alimentar as necessidades de informação sobre a atividade turística local, avaliar e aconselhar na elaboração de políticas públicas capazes de contribuir para um crescimento sustentável, ou seja, para o crescimento das atividades turísticas, simultaneamente em termos econômicos, sociais e ambientais.
Com esse intuito surge o Observatório de Turismo de Santarém que é o núcleo de estudos e pesquisas instituído pela Secretaria de turismo – SEMTUR, subordinado a Coordenação de Projetos e pesquisa, apontando dados sobre a atividade Turística e infraestrutura local, traçando o perfil do visitante, e transcrevendo sua avaliação o sobre o local visitado comparando com a realidade brasileira e servindo como fonte de informações ao debate de temas relacionados à gestão pública e privada do turismo, orientados para o equilíbrio entre as abordagens teóricas e prática. E estimular a produção e disseminação de conhecimentos sobre turismo que possam contribuir para atividades acadêmicas e ações em organizações públicas e privadas.
Por esse motivo estará acontecendo hoje, 23 de Agosto de 2011, o Coquetel de Lançamento do Observatório de Turismo de Santarém no Auditório do IESPES (Coaracy Nunes, 3315 – Caranazal) às 19h e contará com a presença de representantes da Administração Pública e entidades/instituições ligadas ao trade turístico da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário