Dando
continuidade as competências da Secretária Municipal de Turismo de Santarém,
conforme consta na Lei n° 19.135 de 17 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a
nova organização da estrutura administrativa do poder executivo municipal de
Santarém, em seu art. 4°, XXXII, também são funções da SEMTUR:
“ (...)
e)
Programar
e executar ações com objetivo de incentivar
o turismo como vetor do desenvolvimento social e econômico;
f)
Formar
e manter banco de dados com
informações e estatísticas do setor turístico;
g)
Implementar
convênios com órgãos, entidades e instituições publicas e privadas, nacionais e
internacionais do setor turístico, com objetivo de promover intercâmbios de
interesse turístico;
h)
Captar
recursos financeiros para desenvolvimento do turismo;
(...)”
É visível que o
número de visitantes nacionais e internacionais tem crescido em Santarém,
motivados por diversos fatores a visitar a Pérola do Tapajós, torna-se cada vez
mais necessário compilar as informações estatísticas na área do turismo, onde
se incluam análises de opinião de visitantes que por aqui passaram.
Acompanhando esse
público pode-se, enfim, adequar a cidade aos interesses dos visitantes, bem
como produzir estudos sobre a realidade turística do município, alimentar as
necessidades de informação sobre a atividade turística local.
Para tal fim, a Secretaria
Municipal de Turismo de Santarém conta hoje com o Observatório de Turismo que
surgiu da necessidade de desenvolver ações e pensamentos estratégicos para
atividade turística. Trata-se de um
núcleo de estudos e pesquisas tendo como objetivo geral acompanhar a conjuntura
e analisar periodicamente o turismo na cidade, aponta dados sobre a
atividade Turística e infraestrutura local, traça o perfil do turista e
transcreve sua avaliação o sobre o local visitado.
Por englobar vários setores
interdependentes para o desenvolvimento do turismo é de fundamental importância
que as políticas públicas municipais estejam compatíveis com as políticas
federais ou estaduais, de maneira que possibilite uma atuação mais planejada em
prol do turismo local, além de reunir todos os segmentos que atuam nesta área
minimizando esforços e multiplicando os resultados.
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