terça-feira, 24 de abril de 2012

Anseditur realiza 2ª assembleia geral do ano


Foto: Cristiane Moro

Posse da nova diretoria, definição da agenda de reuniões para 2012 e criação do Plano Estratégico. Os assuntos estiveram em pauta na 2ª assembleia geral da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo deste ano, realizada na sexta-feira, 20 de abril, em Teresina, no Piauí. O encontro contou com a presença do coordenador do Programa de Regionalização do Turismo-Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo (MTur), Philippe Figueiredo. A Secretaria Municipal de Turismo de Santarém também esteve presente por meio do Secretário de Turismo Eder Pantoja.
Foto: Cristiane Moro

Foto: Cristiane Moro

Foto: Cristiane Moro

A presidência e vice-presidência são ocupadas, respectivamente, por Ivane Fávero, de Bento Gonçalves/RS e Liviomar Macatrão, que assume também a vice-presidência financeira. Outros três nomes passam a integrar a diretoria: Alexandre Magalhães, de Teresina/PI, que assume a vice-presidência da região Nordeste; Claudia Paiva, de Maceió/AL, como vice-presidente de Relações internacionais e Agnaldo Nepomucemo, de Porto Velho/RO, novo vice-presidente da região norte. “Agora precisamos trabalhar juntos e darmos continuidade às nossas ações, além de criarmos novas condições para promovermos um turismo brasileiro planejado, integrado e sustentável”, destaca a presidente.

A presidente agradeceu, em nome de toda a associação, a receptividade de Teresina e o empenho de Alexandre. “A reunião foi excelente, e todos fomos muito bem recebidos. Isso mostra a capacidade da região em receber bem o turista. Tudo isso aliado a uma cultura muito forte”, destaca.
O grupo deverá se reunir mais três vezes neste ano. O próximo encontro será em junho, em Foz do Iguaçu/PR, e deverá contar com a criação do Plano Estratégico “para que possamos definir quais são nossas principais metas a curto, médio e longo prazo e desenvolver novas ações para a promoção dos destinos”, explica Ivane. Em agosto, em Ribeirão Preto/SP, e novembro, em Angra dos Reis/RJ a Associação deverá se reunir novamente.


Programa de Regionalização
O MTur está revisando os critérios que formam as 276 Regiões Turísticas do Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro. A reestruturação foi discutida no encontro. Segundo Figueiredo, o objetivo da revisão, que será debatida com outros órgãos do turismo, é fortalecer a atuação integrada e efetivar a gestão descentralizada das políticas de turismo no país.
Lançado em abril de 2004, tem por objetivo alinhar a política nacional de turismo nos três níveis de governo, além de estimular o incremento da competitividade nos destinos e promover a cooperação e integração entre os municípios.
O conceito de regionalização representa uma nova perspectiva para o turismo brasileiro. Por meio da gestão participativa no processo de estruturação, promoção e comercialização de roteiros turísticos, promove a desconcentração da oferta turística brasileira e estimula a interiorização da atividade e a inclusão de novos destinos nos roteiros já comercializados pelo mercado.

A diretoria
Presidente: Ivane Fávero, Bento Gonçalves/RS
Vice-presidente: Liviomar Macatrão, São Luiz/MA
Vice-presidente de Relações Institucionais: Tasso Gadzanis, São Paulo/SP
Vice-presidente Financeiro: Liviomar Macatrão, São Luiz/MA
Vice-presidente da Região Sul: Juliana Vosnika, Curitiba/PR
Vice-presidente da Região Sudeste: Tasso Gadzanis, São Paulo/SP
Vice-presidente da Região Nordeste: Alexandre Magalhães
Vice-presidente da Região Centro-Oeste: Sérgio Marcos Rady, Pirenópolis/GO
Vice-presidente da Região Norte: Agnaldo Nepomucemo, Porto Velho/RO
Vice-presidente de Marketing: Pedro Augusto Guimarães Neto, Rio de Janeiro/RJ
Vice-presidente de Relações internacionais: Claudia Paiva, Maceió/AL

Fonte: Assessoria de imprensa/Anseditur


Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates