terça-feira, 6 de março de 2012

Alter do Chão: 254 anos!


Ilha do Amor (Foto: Ronaldo Ferreira)

            A Vila balneária de Alter do Chão, no município de Santarém, Oeste do Pará, completa nesta terça-feira, dia 06 de março, 254 anos de fundação. Fundada no dia 06/03/1626, pelo português Pedro Teixeira, foi elevada a categoria de Vila por Francisco Xavier de Mendonça Furtado no dia 06/03/1758. Localizada à margem direita do Tapajós, distante cerca de 30 km de Santarém, por estrada pavimentada (PA-457). O acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, através do rio Tapajós.
Em Alter-do-Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs. A vila de Alter-do-Chão não oferece apenas atrativos naturais, mas também a tradicional Festa do Sairé, conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participação popular.
Sairé 2011 (Foto: Rozinaldo Garcia)
Em Alter do Chão, existem ainda, áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produção artesanal. Para atender seus visitantes, a Vila dispõe de infra-estrutura turística e de apoio como: postos telefônicos e de saúde, hotéis, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato.
            Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter-do-Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o rio Amazonas. Por esta razão, a referida vila é importante polo turístico da região, tanto que em 14 de março de 2009 recebeu a visita do herdeiro da Coroa britânica, o príncipe Charles, motivado pelo interesse nas políticas ambientais do Estado do Pará, principalmente no maior programa mundial de reflorestamento que contempla 1 Bilhao de arvores para a Amazônia. No roteiro do nobre inglês estava incluído a visita a Belterra, para conhecer a Floresta Nacional do Tapajós e a comunidade do Maguari,que atualmente é apoiada pela fundação “ Prince’s Rainforest Projec”  (Os projetos de Florestas Tropicais do Principe) dirigida por Charles, que tem no desenvolvimento sustentável sua base econômica.
Orla de Alter do Chão (Arquivos SEMTUR)

Para comemorar essa data, o Conselho Comunitário vai realizar uma extensa programação. Entre as atividades que serão realizadas está incluída a tradicional festa da partilha e distribuição do bolo de aniversário, preparado pelas mulheres da comunidade.

Confira a programação
- Tradicional Alvorada às 6h;
- Café da manhã no Centro Comunitário, iniciando às 7h;
- Inauguração da Rádio Comunitária às 8h;
- Manhã Alegre, com jogos e divertimentos, direcionados as crianças e jovens na Praça 7 de Setembro;
- Festa da partida e distribuição do bolo comemorativo, às 19h, no Centro Comunitário, com a presença de convidados e toda a comunidade de Alter do Chão.

Orla de Alter do Chão (Foto: Jane Nejm)



Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates