sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SANTARÉM É DESTAQUE NA REVISTA - ESTAÇÃO AEROPORTO

Mais uma vez Santarém é destaque em revista de circulação nacional. Na edição número 32 de 2011, a Revista Estação Aeroporto, uma revista contemporânea sobre viagem, cultura, moda, entretenimento e gastronomia que circula nos maiores aeroportos brasileiros e em pontos credenciados em sua seção “Desembarque” destaca três cidades brasileiras, entre elas Santarém e suas belezas naturais. Leia a reportagem na integra:


















Desembarque: Sob o fascínio da floresta
Santarém | PA

Popularmente chamada de “Pérola do Tapajós”, Santarém é a principal cidade do Oeste Paraense, e a segunda mais importante do Estado do Pará. Com quase 300 mil habitantes, originou-se da grande nação indígena dos Tapajós, fica às margens  do rio de mesmo nome.
            A cidade apresenta florestas, igapós, (matas inundadas), muitos lagos e igarapés, tudo a poucos minutos do centro. As raízes portuguesas sobrevivem nas ruas de sobradinhos coloniais, com fachadas cobertas de azulejo.
            Um dos atrativos locais é o encontro dos rios tapajós e Amazonas, que não se misturam. O espetáculo pode ser visto logo na entrada da cidade. De um lado, as águas azul-esverdeadas do Tapajós e, de outro, as águas barrentas do Amazonas. Vitórias-régias, tucunarés e botos podem ser vistos na região.
            Na Vila de Alter-do-Chão, a 30 KM de Santarém, formam-se praias fluviais na época da vazante (de agosto a dezembro). O local é o mais famoso balneário do município, parada obrigatória na rota de turistas e cruzeiros estrangeiros. Banhada pelo Tapajós, sua praia é temporária, dependendo da cheia do rio. Uma das curiosidades do lugar é o lago verde, cujas águas mudam de cor durante o dia, de azul para verde. Também ali estão as melhores opções de restaurantes, que servem a comida típica da região.
            Vale conhecer a cerâmica produzida pelos índios tapajós, a cerâmica tapajônica. Vasos e estátuas reproduzem sua cultura e seus costumes em desenhos de figuras humanas e animais. Esta cerâmica é uma das mais antigas e, de tão perfeita. Chega a ser comparada até mesmo com a mais fina porcelana chinesa. Existem peças da cerâmica Tapajós espalhadas por vários museus do mundo. Na cidade de Santarém encontra-se um pequeno legado dessas peças no Centro Cultural João Fona (Avenida Tapajós, Centro).
            Os dois maiores eventos culturais da cidade são a Festa do Sairé, realizada na Vila de Alter do Chão durante o mês de setembro, durante cerca de cinco dias. Nesta festa ocorre a Disputa do Botos Tucuxi e Cor-de-rosa. No final do mês de novembro é realizado o Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, cuja festa se estende até o dia 8 de dezembro.
Atrações imperdíveis
Comida típica
Destacam-se o “tucunaré na manteiga” e a “caldeirada de pirarucu”, pratos elaborados com peixes mais saborosos e populares da região.

Lago do Maicá
Formado pelo Rio Maicá, é ponto de observação de aves e do estilo de vida dos ribeirinhos. Melhor no início da manhã ou no final da tarde. Podem-se alugar barcos no porto em frente ao Mercado Municipal.

Muiraquitãs
Sapinhos de pedra verde que são amuletos feitos artesanalmente pelos índios.

Visite página do Facebook da Revista Estação Aeroporto e acompanhe as novidades.


Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates