quarta-feira, 21 de março de 2012

Paratur realizará mapeamento turístico cultural do Pará


Artefatos indígenas encontrados na comunidade de Vila Amazonas (Foto: Naiara Miranda)

Acontece no dia 28 de março de 2012, das 8h às 12h no SEBRAE uma reunião entre PARATUR, SEMTUR, Museu Paraense Emilio Goeldi e representantes de comunidades indígenas. Na ocasião pretende-se repassar informações sobre o estágio atual do Programa Nacional de desenvolvimento do Turismo – Prodetur, além de reunir com as comunidades tradicionais indígenas originárias e remanescentes interessadas em participar do Projeto de Mapeamento Cultural imaterial e material das comunidades tradicionais com ações de divulgação e implementação do centro de interpretação da  cultura indígena e elaboração do circuito cultural Tapajós. Na oportunidade irá se discutir o plano de trabalho e a metodologia que será utilizada na execução do projeto, além das políticas de salvaguarda social do BID.
 De acordo com Márcia bastos, coordenadora do Prodetur  na Companhia Paraense de Turismo (PARATUR), a proposta do projeto Mapeamento Cultural a ser executado de 2012 a 2013, visa fortalecimento do turismo. Envolve inventário cultural, acervo museológico, registro etnográfico, recuperação e manutenção de museus, criação de centro de interpretação, publicações didáticas bilíngues, conservação do patrimônio material e imaterial, capacitação, nos polos Belém, Tapajós e Marajó, consideradas regiões turísticas prontas ao turismo internacional, áreas prioritárias de abrangência do Prodetur Pará. Entre as ações também estão previstos  seminários e oficinas com as comunidades, com fins ao mapeamento cultural turístico a exemplo da região de Mapuera (Oriximiná).
Cultura Indígena - Segundo Antonio Maria Santos, antropólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a importância do projeto é grande  e garante o levantamento de campo com relação ao polo Tapajós quanto à questão indígena.  “É um passo que vai ser dado no sentido da colaboração do Museu Emilio Goeldi para o projeto como um todo. A presença indígena no polo Tapajós é tradicional, pela herança étnica e de grupos indígenas na área. Contactaremos com grupos para articular programas de turismo nas áreas indígenas”. Explica o antropólogo. 

PRODETUR - O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo foi criado pelo Governo Federal através do Ministério do Turismo (MTur), tem por objetivo financiar programas regionais de turismo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi concebido para estimular o aumento da capacidade competitiva dos destinos turísticos brasileiros e consolidar a política turística nacional, por meio de gestão pública descentralizada, participativa e em cooperação com outros setores. Assim, no cumprimento das diretrizes nacional o programa regional tem como objetivo aumentar a participação da atividade turística na economia através da geração de renda e emprego no setor para as comunidades locais, por meio da consolidação do Estado como destino preferencial nos segmentos de ecoturismo e turismo cultural nos mercados regional, nacional e internacional. Para isso, o programa abrange os polos Belém, Marajó e Tapajós, que fazem parte dos Roteiros Internacionais do Programa de Regionalização do Turismo do MTur e que no âmbito do Proecotur, foram identificados com alto potencial para o desenvolvimento do turismo.


Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates