domingo, 10 de fevereiro de 2013

Imperatriz Leopoldinense levará para avenida o tema “Pará - o Muiraquitã do Brasil”


 O Pará será homenageado no Carnaval do Rio de Janeiro pela escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Com o tema “Pará - o Muiraquitã do Brasil”, a escola vai mostrar a arte, cultura, culinária e a história do Estado.


 

 Entre os destaques nas alas, está a personagen: ‘Sairé’, com foco na parte religiosa e composta por fitas coloridas, a fantasia simboliza a santíssima trindade; ‘Tem festa do boto’, destaca a disputa dos botos tucuxi e cor de rosa em Alter do Chão. Além de outros símbolos do Pará como, o Índio Marajó com cerâmica, o castanheiro da Amazônia, os barões da borracha e os vendedores do mercado popular.
Fantasia SAIRÉ
Fantasia dos BOTOS

 Para conceber a estrutura do desfile, que vai levar para a Avenida Marquês de Sapucaí cerca de 3 mil brincantes, distribuídos em 32 alas, e carros alegóricos com ícones paraenses, como o Theatro da Paz, o Ver-o-Peso, a cerâmica marajoara, o artesanato de miriti e o amuleto muiraquitã (que remete à lenda das índias Amazonas), a Imperatriz contou com o apoio do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

A ideia de ter o Pará como tema do enredo deste ano surgiu em 2011, quando o intérprete Dominguinhos esteve em Belém e comentou sobre a beleza do Estado com os carnavalescos da Imperatriz ao retornar ao Rio de Janeiro. Após a aprovação do Pará como tema de 2013, os carnavalescos da escola fizeram várias visitas ao Estado, para conhecer de perto a cultura paraense.

Wagner Araújo ressaltou que a grande preocupação é mostrar o Pará sem caricaturas, com sua essência real. “A gente buscou mostrar o Pará como um todo, e não apenas a capital paraense. Temos a preocupação de mostrar a força que o Estado tem na Federação, e que a maioria das pessoas no sul e sudeste não conhece. O Pará é como um amuleto da sorte de todo o país”, reiterou.

O Círio de Nazaré também será abordado no desfile, mas sem a imagem da santa padroeira dos paraenses. A diretoria da escola informou que cerca de 200 paraenses irão ao Rio de Janeiro para desfilar no sambódromo. Artistas paraenses também marcarão presença na Sapucaí, como a cantora Gaby Amarantos, que já confirmou presença no desfile.

“A fé do povo paraense é algo impressionante, e estamos tendo muito tato para levar isso para a avenida, com todo o respeito que o tema merece. É muito bom ver que os paraenses estão vindo pro Rio para desfilar com a gente. Também percebemos a presença de muitas pessoas do Pará que moram no Rio, e que participam dos nossos ensaios na comunidade”, contou o diretor de carnaval da Imperatriz, Wagner Araújo.
Para mais informações visite o site oficial da Escola, clicando AQUI




Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates