quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Santarém um dos principais destinos do Estado do Pará dos Navios Cruzeiros

Navio Cruzeiro no Porto de Santarém
Foto: Arquivo SEMTUR

Cerca de 7.400 turistas de navios cruzeiros devem desembarcar no Pará até dezembro deste ano. Os dados são da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo deste tipo de modalidade turística no Pará. A temporada 2012/2013 de cruzeiros no Estado, que deve trazer ao todo 2 mil turistas, começa no próximo dia 13 de outubro, durante a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, com a chegada do navio Amadea trazendo 500 turistas alemães a Belém e termina em maio do próximo ano. Belém e Santarém no Tapajós são os principais destinos.
 Entre os navios que vão passar pelo estado neste período estão o Amadea, Aida e Hanseatic da Alemanha, o Prinsedam, Quest, Maasdam e Amisterdam da Inglaterra e Silva Could, Azamara e Sourbone dos Estados Unidos. A Alemanha será o país com o maior número de cruzeiristas no Pará, são 5.300 só até o final deste ano.
 Uma reunião na ultima segunda-feira, dia 24, entre Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e demais entidades envolvidas direta ou indiretamente na estrutura de receptivo de turistas discutiu estratégias para esta nova temporada. Segundo João Ribeiro, da Amazon Incoming Service a reunião foi marcada, por intermédio da Paratur, para articular ações com os principais pontos turísticos da cidade a fim de garantir um maior aproveitamento da estadia destes turistas na capital, como por exemplo programações culturais e logística de transporte.
Uma das pautas foi a logística dos 600 turistas alemães que desembarcam em Belém durante a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré. Ficou decidido que haverá um ajuste dos roteiros dos turistas com a programação oficial da festa. A segurança e mobilidade destes grupos também foram discutidas na reunião.
 Roteiro - Os pontos turísticos mais visitados na capital paraense são o Complexo Feliz Lusitânia, que inclui Casa das Onze Janelas, Museu de Arte Sacra, Igreja de Santo Alexandre, Catedral da Sé e o Forte do Presépio, que além de ser o ponto de fundação da cidade, guarda relíquias dos índios, primeiros habitantes da Amazônia. Outros pontos bastante visitados, onde pode ser visualizada a natureza verde de Belém, procurado por esses visitantes, é o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, o Museu Paraense Emílio Goeldi e Mangal das Garças. Em Icoaraci, as feiras de artesanato são os atrativos mais visitados. Em Santarém a vila de Alter-do-Chão, onde acontece a tradicional Festa do Sairé, é o principal ponto de visitação desses turistas oriundos dos cruzeiros. Lá em Santarém também é muito procurado o encontro das águas do rio Tapajós com as águas do rio Amazonas, cuja coloração é diferente e, apesar de seguir lado a lado, nunca se misturam.
 Durante a temporada anterior, quando o estado recebeu mais de 17 mil turistas oriundos de navios cruzeiros, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) garantiu várias ações para recepcionar este tipo de turista. Uma delas foi reforçar a segurança, em parceria com a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPITUR), nos principais pontos turísticos de Belém como Ver-o-Peso, Estação das Docas e Centro Histórico. Além disso, foi montada um posto de Informações turísticas na Estação das Docas durante a chegada de 600 turistas japoneses que vieram no navio Azuka, em maio.



Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates