terça-feira, 26 de outubro de 2010

Turismo Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência no Estado do Pará




A Secretaria de Turismo SEMTUR em parceria com o Ministério do Turismo -  Mtur   e Associação para valorização  e promoção da pessoa com deficiência  -  AVAPE.  Vem trabalhando para transformar o turismo em um Importante mecanismo de desenvolvimento econômico do Brasil e um grande indutor de inclusão social. Uma dessas ações refere-se ao turismo acessível, onde o Mtur apóia projetos que visam à acessibilidade de pessoa com deficiências. Desta forma, do Pólo Tapajó Santarém foi agraciada com Curso Capacitação profissional a pessoa com deficiência e terão novas perspectivas de se integrar a sociedade no qual a secretaria de turismo de Santarém é o grande parceiro do projeto a mesma está disponibilizando a sala para realização das aulas e os lanches para os alunos.
O Curso Turismo Receptivo no Pará, tem o objetivo Geral – Qualificar pessoas com deficiências e mobilidade reduzida para o turismo, promovendo a inclusão no mercado de trabalho, o curso iniciou dia 31/08/2010 e finaliza dia 12/10/2010 num total de carga horária de 220 h com 23 alunos e hoje atuantes 19. Com isto se espera contribuir para gerar renda e emprego para este segmento da população sendo que e muito importante relatar que 3 dele estão no processo de seleção de entrevista de trabalho isto já é bons frutos e reflexo do curso.
E DE SUMA IMPORTANCIA RELATAR QUE É LEI.
A Acessibilidade é garantida a todos por meio da NBR9050 e do cumprimento do Decreto federal n 5,296/04, que definiu prazos para que a acessibilidade nas edificações seja implantada em todo pais.
E a lei federal nº 8,213/91, determina que as empresas com mais de 100 funcionários estão obrigadas a preencher de 2% a 5% de seus quadros com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência , desde que habilitadas.
Porcentagem de profissionais com deficiência nas empresas.
-de 100 a 200 funcionários.................2%
-de 201 a 500 Funcionários................3%
-de 501  a 1000 funcionários .............4%
-de 1001 funcionários em diante.......5%
O Curso proporcionar aos alunos visitas técnicas, que mostram na pratica a administração/governança de empreendimentos turísticos públicos e privados. Alem da Capacitação, o projeto buscara envolver e sensibilizar os empresários de turismo ou não, visando sua contribuição para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.Durante os cursos os empresários podem receber os alunos nas visitas técnicas  proporcionando  uma vivencia na praticas no futuro ambiente de trabalho.


Francisca Márcia Lima Dantas - Coordenadora do curso em Santarém Pará


Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates