quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

As Competências da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (Parte I)


Depois de passar por inúmeros ciclos econômicos, o turismo em Santarém começou a se consolidar em Santarém como uma alternativa sustentável de desenvolvimento para a região. A princípio, o único segmento explorado era o turismo regional de Sol e Praia em Alter do Chão. Com o advento do Ecoturismo, Santarém foi descoberta como um excelente destino para atividades na natureza e ecoturistas de várias partes do Brasil e do mundo começaram a frequentar a região.
Segundo a Lei n° 19.135 de 17 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a nova organização da estrutura administrativa do poder executivo municipal de Santarém, a Secretaria Municipal de Turismo, órgão de atividades-fim da Prefeitura terá como competências, conforme art. 4°, XXXII:
“(...)
 a)    Planejar, coordenar e executar a politica municipal de desenvolvimento do turismo;
 b)    Desenvolver programas e projetos de interesse turístico, visando incrementar o fluxo de turistas ao município e região oeste do Pará;
 c)    Estabelecer diretrizes para um trabalho coordenado entre o poder público e setores organizados da sociedade civil, com objetivo de promover a infraestrutura adequada para desenvolvimento do setor turístico;
 d)    Gerir o Fundo Municipal de Turismo;
(...)”

Sendo assim, no intuito de executar tais competências a SEMTUR, em parceira com todos os setores ligados a área do turismo, criarão um conjunto de estratégias, objetivos, metas e ações com a finalidade de promover e incrementar o turismo como fonte de renda, geração de emprego e desenvolvimento sócio espacial para o município.
O turismo enquanto integrante do setor terciário, oferecendo serviços ao consumidor, como hospedagem, transporte, alimentação, agenciamento, lazer e outros, passa a ocupar um papel importante, apresentando índices expressivos de crescimento. Com ações de fomento ao turista e efetiva divulgação e diversificação do produto espera-se ampliar o fluxo de turistas no município e na região oeste do estado, fortalecendo assim o turismo no Polo Tapajós através do Fórum Regional de Turismo do Polo Tapajós – FORETUR. Este último que de acordo com seu regimento interno, tem por finalidade auxiliar os municípios do referido polo na formulação da Política Regional de Turismo e do Plano de Desenvolvimento Turístico, programas, projetos e atividades deles derivados, assim como, encaminhar as demandas necessárias para a melhoria da atividade turística regional no que concerne a infraestrutura e qualificação da mão-de-obra às instâncias como: Prefeituras Municipais, Paratur, Ministério do Turismo e outros órgãos.
Outra importante competência da SEMTUR refere-se a gerencia do Fundo Municipal de Turismo que é um fundo de natureza financeira e orçamentária, instituído por Lei Municipal Complementar Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de turismo, administrado por ela e gerido pelo Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. O Fundo Municipal de turismo tem por objetivo captar recursos a serem aplicados em planos, programas, atividades e projetos turísticos para consecução das finalidades do plano municipal de turismo.







Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates