sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

As Competências da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (Parte II)


Dando continuidade as competências da Secretária Municipal de Turismo de Santarém, conforme consta na Lei n° 19.135 de 17 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a nova organização da estrutura administrativa do poder executivo municipal de Santarém, em seu art. 4°, XXXII, também são funções da SEMTUR:
“ (...)
e)      Programar e executar ações com objetivo de incentivar o turismo como vetor do desenvolvimento social e econômico;
f)       Formar e manter banco de dados com informações e estatísticas do setor turístico;
g)      Implementar convênios com órgãos, entidades e instituições publicas e privadas, nacionais e internacionais do setor turístico, com objetivo de promover intercâmbios de interesse turístico;
h)      Captar recursos financeiros para desenvolvimento do turismo;
(...)”
É visível que o número de visitantes nacionais e internacionais tem crescido em Santarém, motivados por diversos fatores a visitar a Pérola do Tapajós, torna-se cada vez mais necessário compilar as informações estatísticas na área do turismo, onde se incluam análises de opinião de visitantes que por aqui passaram.
Acompanhando esse público pode-se, enfim, adequar a cidade aos interesses dos visitantes, bem como produzir estudos sobre a realidade turística do município, alimentar as necessidades de informação sobre a atividade turística local.
Para tal fim, a Secretaria Municipal de Turismo de Santarém conta hoje com o Observatório de Turismo que surgiu da necessidade de desenvolver ações e pensamentos estratégicos para atividade turística. Trata-se de um núcleo de estudos e pesquisas tendo como objetivo geral acompanhar a conjuntura e analisar periodicamente o turismo na cidade, aponta dados sobre a atividade Turística e infraestrutura local, traça o perfil do turista e transcreve sua avaliação o sobre o local visitado.
Por englobar vários setores interdependentes para o desenvolvimento do turismo é de fundamental importância que as políticas públicas municipais estejam compatíveis com as políticas federais ou estaduais, de maneira que possibilite uma atuação mais planejada em prol do turismo local, além de reunir todos os segmentos que atuam nesta área minimizando esforços e multiplicando os resultados.


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