segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Çairé 2013 - Santarém - Pará - Brasil




A vila de Alter do Chão, localizada no município de Santarém, oeste paraense, se prepara para realizar uma das mais tradicionais manifestações folclóricas e religiosas do Pará, a Festival do Çairé.
O ritual expressa a cultura do povo paraense, em especial da tradição dos índios Borari, através das danças regionais, gastronomia, artesanato e outros atrativos da região turística do Tapajós.

O Çairé, principal evento do calendário turístico de Santarém, acontece de 19 a 23 de setembro e deve reunir um público superior a 100 mil pessoas, a maioria turistas do Brasil e exterior. Por fazer parte do calendário de promoção turística do Governo do Estado, executado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o evento receberá veículos de comunicação especializados nos principais segmentos turísticos apontados pelo Plano "Ver-o-Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios".

A presidente da Paratur, Socorro Costa, explica que o evento será transmitido pelo grupo Amazon Sat (Canal Amazon Sat, Portal Amazônia, TV Amazonas – afiliada TV Globo, G1 Amazonas e Rádio Amazonas FM) que tem distribuição nacional do sinal feito por meio de assinatura digital ou a cabo. Somente na Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima  Amapá, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins) alcança aproximadamente quatro milhões de telespectadores, sem contar com os acessos à programação ao vivo, via internet, que está disponível para todo o mundo.

O município de Santarém faz parte da região turística do Tapajós, que integra, junto com Belém, Marajó, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu,  as regiões do Pará, definida pelo Plano Ver-o-Pará, que tem como objetivo desenvolver as áreas voltadas para o turismo no Estado, assim como fortalecer e estruturar os segmentos prioritários - cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios - para que haja geração de emprego e renda no setor, direta e indiretamente, não só nas altas temporadas, mas durante o ano inteiro, transformado o Pará em um dos principais destinos turísticos até 2020.

Tradição



A palavra Çairé significa “Celebração e Louvor ao Divino Espírito Santo”. Foi introduzido na região durante as missões religiosas pelos jesuítas ao catequizarem os índios Borari, no século XVII. É representado por um semi-circulo de cipó torcido envolvido por algodão e enfeitado por flores e fitas coloridas. No centro estão três cruzes e em cima, uma  única cruz, representando um só Deus, que juntas simbolizam o Pai, o Filho e o Espírito Santo (forma de uma pomba branca) que integram a Santíssima Trindade. Até meados do século passado, o Çairé tinha significado puramente religioso, hoje, a comemoração, que dura cinco dias, une o sagrado e o profano.

A Festa do Çairé  arrasta centenas de fiéis  pelas ruas da vila de Alter-do-Chão durante os cinco dias do evento. Procissões, apresentação de grupos de carimbó, coreografia indígena e dramatizações de lendas amazônicas, como a história do boto que seduz a índia, são algumas das atrações do município, que conta também com a tradicional rivalidade entre os botos Tucuxi e cor de Rosa – disputa que ocorre há 16 anos, onde cada agremiação se apresenta com pelo menos 10 carros alegóricos animando a plateia, com danças regionais e coreografias. Ao final do concurso uma delas levará o título de melhor boto.

Todos os anos, o município recebe milhares de visitantes e turistas, que ficam encantados com a alegria, natureza, gastronomia, cultura e hospitalidade dos moradores da comunidade. Este ano, além das várias atrações folclóricas e  musicais confirmadas, a novidade é a cantora baiana Ivete Sangalo, que promete animar ainda mais o evento.



Santarém



O município de Santarém, oeste paraense, conhecido como  “Pérola do Tapajós”,  localizado a  850 km de Belém, com área de pelo menos 24 mil metros quadrados, é rota perfeita para lazer, praticar esportes de aventura e percorrer trilhas ecológicas. É possível chegar ao local em uma hora de  avião ou três dias de barco, partindo-se de Belém até a sede do município, onde o turista ou visitante pode desfrutar da bela paisagem, com mais de 100 quilômetros de água doce e barrenta em cor azul-esverdeada do rio Tapajós.

O município possui ao total 1.992 quilômetros de praias exóticas e encantadoras de águas claras que se confundem com o oceano, e a melhor época para visitar o município é o mês de setembro, quando o volume das águas do rio diminui devido a vazante do rio Tapajós, formando bancos de areia, lagos e praias.

Mas, a menina dos olhos de  Santarém é  a vila de Alter do Chão, localizada a 38 km da cidade de Santarém, às margens do Rio Tapajós. Eleita pelo inglês The Guardian como a praia de água doce mais bonita do mundo, é um dos destinos mais disputados da região amazônica. O local reserva um atrativo peculiar da natureza: o encontro das águas barrentas do Amazonas com as águas cristalinas do Tapajós, que não se misturam.

O município oferece aos turistas, além do lazer, passeios, trilhas ecológicas, rivertur, artesato e a gastronomia, uma excelente infratestrutura para receber o elevado número de turistas e navios cruzeiros que aportam na região, oferecendo belos e confortáveis pousadas e hotéis com preços acessíveis. Além de todo conforto, os turistas podem acessar a internet de graça, inclusive na praia Ilha do Amor, em frente à vila.

Confira aqui algumas dicas da Paratur para visitar Santarém

Ilha do Amor   


A praia Ilha do Amor, além de ser cartão postal da cidade, é um dos pontos turísticos mais frequentados. Ela fica em frente à Vila de Alter do Chão, onde os visitantes fazem travessias em apenas cinco minutos em barquinhos (catraias) a remo para desfrutar a beleza do lugar. Somente no mês de novembro é possível chegar lá andando, quando as águas já baixaram. Também tem as praias do Cajueiro, Praia de Ponta de Pedra e a tranquila e deserta praia Ponta do Cururu.

Lago Verde




No Lago Verde, que abriga entre outros atrativos, a Floresta Encantada (mata de igapó que fica inundada pelas águas do rio Tapajós seis meses por ano) quando o nível da água baixa é possível encontrar pequenas praias de água doce, que são alcançadas apenas de barco. Novembro a melhor época para fazer o passeio de barco pelo Lago Verde, que possui 10km de extensão, cujas cores mudam durante o dia, de azul para verde. É um dos roteiros mais importantes do ecoturismo de Alter do Chão.

Serra da Piraoca



Quem gosta de trilhas ecológicas e avistar belas paisagens, pode escalar a Serra da Piraoca. Elevação principal em Alter do Chão, que exige certo esforço físico, é rodeada por savanas amazônicas (cobertura vegetal constituída, em geral, por gramíneas e árvores esparsas). Aproximadamente em uma  hora de caminhada chega-se ao  topo da serra, onde a visão da região de Alter do Chão e das águas verdes do rio Tapajós é espetacular.

Comunidade do Maguary




Para quem for visitar a comunidade de Maguary,  localizada dentro da Floresta Nacional do Tapajós (Flona), a dica é conhecer o cotidiano dos indígenas que habitam aquela área de proteção ambiental. O acesso pode ser feito de carro com tração ou  barco. A comunidade faz parte do projeto de apoio ao manejo florestal sustentável da Amazônia. O passeio propicia ao visitante conhecimento sobre a utilização dos recursos naturais pelas populações ribeirinhas. A comunidade vive da produção de farinha de mandioca, feijão e arroz para subsistência. O couro ecológico (artesanal) é a nova fonte de renda. Durante a visita é possível conhecer todo processo de transformação do látex em produtos ecologicamente corretos.

Outra dica é visitar as praias de Pindobal ou Aramanai, na rota da Flona, e quem prefere lugares menos frequentados, pode optar também pelas praias  do Cajueiro, de Ponta das Pedras, e a tranquila e deserta praia da Ponta do Cururu.

Gastronomia



A especialidade gastronômica de Santarém são os peixes dos rios Tapajós e Amazonas, como o pirarucu, tucunaré , tambaqui, filhote e surubim que, combinados com as especiarias, satisfazem os paladares mais exigentes. Os peixes e mariscos podem ser servidos na chapa, na manteiga, em forma de moqueca ou à escabeche. O turista pode se deliciar com um cardápio variado de todas as formas e sabores.

Vale a pena conhecer  a noite da “Piracaia”, peixe assado na brasa, apenas com sal e limão, servido com farinha de mandioca e pimenta. O banquete sob o céu estrelado é elaborado por pescadores, durante a noite, acompanhado dos deliciosos sucos regionais, rodeado de pessoas animadas ao som de violão e música. Os principais chefs estão sempre a postos também para um ritual mais elaborado e também indicam bolinhos e outros pratos à base de farinha de piracuí, feita com a carne desfiada do Acari, peixe típico da Amazônia.

Acesso à internet



Os turistas e visitantes que aportam por Santarém ou Vila de Alter do Chão, têm acesso fácil e rápido à internet. Os pontos que possuem wi-fi, são: a Praça do Çairódromo - onde acontece a disputa entre os botos do Çairé -, e a orla da praia Ilha do Amor, que possibilita o acesso num raio de até 150 metros. Em Santarém também existe facilidade nesse sentido, graças ao trabalho da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) e do programa Navega Pará.

Como Chegar



A Vila de Alter do Chão  está localizada à margem direita do rio Tapajós e fica a cerca de 32 km do município de Santarém e 1.511 km de Belém. Seu acesso, a partir de Santarém, pode ser por via terrestre e fluvial e dura entre 40 minutos (de carro) a uma hora (de barco). Saindo de barco de Belém até Santarém, a viagem dura aproximadamente 53 horas ou dois dias e meio. Se for de carro, pode-se pegar a rodovia Everaldo Martins – PA 547, principal via de acesso à vila. Ou pode-se ir de avião até Santarém e de lá, de barco, carro ou ônibus até a vila de Alter do Chão.

Texto:
Benigna Soares - Paratur


Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates