sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Abertura Oficial do 13º Festival da Tapioca da Comunidade de Boa Esperança




Aconteceu hoje (24/08), pela manhã, a abertura oficial do 13º festival da Tapioca da Comunidade Boa Esperança. O festival que se estende até o próximo domingo (26/08), congrega ainda, a comemoração dos 51 anos da comunidade além da 1ª Festa da Tradição Gaúcha.
A comunidade de Boa Esperança se destaca no município de Santarém pela produção da Farinha Tapioca, se constituindo em um dos principais produtos comercializados pela comunidade. Além da possibilidade de comercializar o produto, os comunitários perceberam, nesse derivado da mandioca, a possibilidade de criar novos pratos para melhor aproveitar sua produção. Entre eles podemos destacar o creme de tapioca com diversos sabores, bolos, tortas e salgados, além do tacacá que tem o uso de outros derivados da mandioca (goma e o tucupi) e a tradicional tapioquinha.
O Festival da Farinha de Tapioca consiste em um acontecimento de importante relevância para o calendário de eventos da cidade de Santarém e trouxe fama para a comunidade sendo o produto principal do festival que acontece no mês de agosto. Sendo um potencial turístico de grande relevância, o Distrito de Boa Esperança ainda conserva uma produção familiar nos moldes tradicionais.
Desta forma para abrilhantar o evento, o 13° festival da Farinha de Tapioca também propiciará aos participantes uma carreata de fubica (carro adaptado para uso nos ramais não asfaltados para facilitar a escoação dos produtos, como a mandioca, para as casas de produção da farinha), jogos infantis, concurso de calouros, show cultural, torneio de futebol, danças folclóricas, concurso de rainha do festival e churrascada gaúcha. Para agregar ainda mais valor a festa, os comunitários decidiram incluir na sua programação a Festa de Aniversário de 51 anos de fundação do Distrito de Boa Esperança, além da 1ª Festa da Integração Gaúcha, esta última, levando em consideração o objetivo de comemorar, confraternizar e fazer o resgate, bem como valorização, da vinda dessas pessoas que escolheram aquele Distrito como local de suas residências,  bem como para a busca de oportunidades, além de agregarem mais valor ao cotidiano, a economia e a cultura dos nativos.
Confira a programação do evento:
Dia 24 de Agosto (sexta-feira)
07h: Exposição temática (casa da farinha)
08h: Carreata com fubicas e demais veículos agrícolas-Responsável AMBE.
08h30min: Café da manhã com iguarias derivadas da tapioca.
09h: Jogos infantis (Escola Francisco Pereira Chaves)
19h30min: Entrega de Certificados para os homenageados e visitação de estandes.
20h: Concurso de calouros.
21h30min: Show cultural musical.

Dia 25 de Agosto (sábado)
07h30min: Caminhada Ecológica
14h30: Torneio quadrangular de futebol da comunidade.
19h: Reapresentação dos vencedores do concurso de calouros.
19h30min: Danças Folclóricas
20h30min: Concurso da Rainha do Festival 2012
22h: Show Cultural

Dia 26 de Agosto (Domingo)
08h: Culto ecumênico (Área da comunidade).
Responsáveis: Igrejas Cristãs
11h: Almoço com churrasco gaúcho – música ao vivo.
13h: Bingão com valiosos prêmios.
14h30min: Corrida de fubica com o desfile da Rainha da festa.
18h: Encerramento com entrega de prêmios.




Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates