sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Anseditur realiza a penúltima assembleia geral do ano

Além da assembleia, realizada no dia 16, associação participa também da 16ª feira da Avirrp, onde tem estande e prestigia palestras e fóruns de debate. A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) realizou na quinta-feira, 16 de agosto, em Ribeirão Preto/SP, o 4º e penúltimo encontro de 2012. A ocasião, com abertura feita pelo secretário de Turismo de RP, Tanielson Wagner Cristiano Campos, contou com a participação do secretário executivo do Ministério do Turismo (MTur), Valdir Simão, do diretor do Departamento de Regionalização do MTur, Ítalo Mendes, do assessor da Presidência da Empresa Brasileira do Turismo (Embratur), Walter Ferreira, e do coordenador da área técnica de cultura da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), José Kornowski.

Parceria com a CNM
A Anseditur assinou um contrato de parceria com a CNM, que estabelece que a associação poderá utilizar o endereço da CNM, que tem escritório em Brasília, onde também terá espaço para eventuais reuniões. A ação, para a presidente da Anseditur, Ivane Fávero, secretária de Turismo de Bento Gonçalves, facilita o contato entre os associados. “Até então, a cada troca de presidente, o endereço mudava. Além disso, a localização da CNM é estratégica”, explica Ivane. Conforme Kornowski, a parceria fortalece as duas associações, visto que ambas tem o mesmo objetivo, que é contribuir com o desenvolvimento dos municípios.

Criação do Plano de Marketing
Após a criação do Plano Estratégico, realizado em julho deste ano, a associação irá desenvolver o Plano de Marketing no último encontro da Anseditur de 2012, marcado para os dias 31 de novembro e 1 de dezembro, em Bonito/MS. Lançamento de material promocional A Anseditur passa a contar com folder institucional e botom. O material, que contém informações sobre os municípios associados, será utilizado em feiras e eventos e serve para promover a entidade e os destinos turísticos.

Encontros regionais
Os encontros regionais passarão a ocorrer durante as assembleias. Isso porque, conforme os vice-presidentes regionais, tem sido difícil reunir as cidades fora da data das assembleias. O vice-presidente da região norte, Agnaldo Nepomuceno, coloca que a região se reuniu no último mês de julho, mas foi difícil marcar o encontro.“É difícil comparecer ao encontro regional e depois à assembleia geral no mesmo mês. O deslocamento, os compromissos, tudo dificulta”, justifica. A pesar das dificuldades, Nepomuceno conta que os municípios participantes (Porto Velho, Santarém e Belém) discutiram a criação de um material promocional conjunto, visando a promoção de toda a região. Ações do MTur e Embratur Simão, Mendes e Ferreira apresentaram as ações dos dois órgãos para a promoção e consolidação dos destinos turísticos no Brasil e no exterior. “O MTur pretende dar continuidade ao estudo de competitividade realizado anualmente nos destinos indutores de turismo, além de qualificar a coleta de dados em de destinos ainda não turísticos”, coloca Mendes. Simão acrescenta que a meta do MTur é colocar o Brasil entre as três maiores potências turísticas do mundo. “Isso é possível se pudermos contar com a ajuda de vocês”, destaca.

São Paulo é caso de sucesso
A cidade de São Paulo lançou, em novembro de 2011, uma nova marca turística. O projeto é um caso de sucesso no Brasil e serve como referência para os municípios. O criador, designer Romulo Freitas, esteve presente na reunião da Anseditur e contou sobre o processo de construção e consolidação da marca. “O processo não foi simples. Envolveu não só uma análise histórica e contextual da cidade, como também pesquisas qualitativas e quantitativas que definissem quais eram as características únicas da cidade e oque a diferenciava como destino turístico. Criar uma marca deste porte envolve uma grande responsabilidade, sem margem para erros.
O diretor de Comunicação da São Paulo Turismo (SPTuris), Luiz Sales, também explicou de que maneira o município acompanha os impactos mensais do turismo em São Paulo. A cidade possui, desde 2008, o Observatório de Turismo de São Paulo, criado pela SPTuris, subordinado à Diretoria de Ações Estratégicas e Comunicação. Atualmente, é a principal fonte de referência de dados oficiais de turismo no município. O Observatório de Turismo de São Paulo foi vencedor da Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010, pelo MTur, na dimensão monitoramento.

Anseditur na Avirrp
Nos dias 17 e 18, a associação está presente na 16ª feira das Agências de Viagem de Ribeirão Preto (Avirrp). A Anseditur tem estande no local e está participando da programação. Na manhã do dia 17, participou do Fórum da Avirrp, onde a presidente Ivane pode debater assuntos referentes à Copa de 2014 com presidentes de sindicatos e associações do trade turístico brasileiro.

Anseditur na Abav
Além de participar, com estande, da 16ª feira das Agências de Viagem de Ribeirão Preto Avirrp (17 e 18 de agosto), a Anseditur estará presente em mais um evento de turismo este ano. A convite do vice-presidente da região Sudeste, Tasso Gadzanis, secretário de Turismo de São Paulo, a associação terá estande na feira das Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), a ser realizada de24 a 26 de outubro, em São Paulo. Assim como na Avirrp, a entidade irá disponibilizar ao visitante material gráfico e fornecer informações sobre a Anseditur.

Algumas imagens





Assessoria de imprensa da Anseditur
Foto: Cristiane Moro




Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates