Além da
assembleia, realizada no dia 16, associação participa também da 16ª feira da
Avirrp, onde tem estande e prestigia palestras e fóruns de debate. A Associação
Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos
Indutores (Anseditur) realizou na quinta-feira, 16 de agosto, em Ribeirão
Preto/SP, o 4º e penúltimo encontro de 2012. A ocasião, com abertura feita pelo
secretário de Turismo de RP, Tanielson Wagner Cristiano Campos, contou com a
participação do secretário executivo do Ministério do Turismo (MTur), Valdir
Simão, do diretor do Departamento de Regionalização do MTur, Ítalo Mendes, do
assessor da Presidência da Empresa Brasileira do Turismo (Embratur), Walter
Ferreira, e do coordenador da área técnica de cultura da Confederação Nacional
dos Municípios (CNM), José Kornowski.
Parceria
com a CNM
A
Anseditur assinou um contrato de parceria com a CNM, que estabelece que a
associação poderá utilizar o endereço da CNM, que tem escritório em Brasília,
onde também terá espaço para eventuais reuniões. A ação, para a presidente da
Anseditur, Ivane Fávero, secretária de Turismo de Bento Gonçalves, facilita o
contato entre os associados. “Até então, a cada troca de presidente, o endereço
mudava. Além disso, a localização da CNM é estratégica”, explica Ivane.
Conforme Kornowski, a parceria fortalece as duas associações, visto que ambas
tem o mesmo objetivo, que é contribuir com o desenvolvimento dos municípios.
Criação
do Plano de Marketing
Após a
criação do Plano Estratégico, realizado em julho deste ano, a associação irá
desenvolver o Plano de Marketing no último encontro da Anseditur de 2012,
marcado para os dias 31 de novembro e 1 de dezembro, em Bonito/MS. Lançamento
de material promocional A Anseditur passa a contar com folder institucional e
botom. O material, que contém informações sobre os municípios associados, será
utilizado em feiras e eventos e serve para promover a entidade e os destinos
turísticos.
Encontros
regionais
Os encontros
regionais passarão a ocorrer durante as assembleias. Isso porque, conforme os
vice-presidentes regionais, tem sido difícil reunir as cidades fora da data das
assembleias. O vice-presidente da região norte, Agnaldo Nepomuceno, coloca que
a região se reuniu no último mês de julho, mas foi difícil marcar o encontro.“É
difícil comparecer ao encontro regional e depois à assembleia geral no mesmo
mês. O deslocamento, os compromissos, tudo dificulta”, justifica. A pesar das
dificuldades, Nepomuceno conta que os municípios participantes (Porto Velho,
Santarém e Belém) discutiram a criação de um material promocional conjunto,
visando a promoção de toda a região. Ações do MTur e Embratur Simão, Mendes e
Ferreira apresentaram as ações dos dois órgãos para a promoção e consolidação
dos destinos turísticos no Brasil e no exterior. “O MTur pretende dar
continuidade ao estudo de competitividade realizado anualmente nos destinos
indutores de turismo, além de qualificar a coleta de dados em de destinos ainda
não turísticos”, coloca Mendes. Simão acrescenta que a meta do MTur é colocar o
Brasil entre as três maiores potências turísticas do mundo. “Isso é possível se
pudermos contar com a ajuda de vocês”, destaca.
São Paulo
é caso de sucesso
A cidade
de São Paulo lançou, em novembro de 2011, uma nova marca turística. O projeto é
um caso de sucesso no Brasil e serve como referência para os municípios. O
criador, designer Romulo Freitas, esteve presente na reunião da Anseditur e
contou sobre o processo de construção e consolidação da marca. “O processo não
foi simples. Envolveu não só uma análise histórica e contextual da cidade, como
também pesquisas qualitativas e quantitativas que definissem quais eram as
características únicas da cidade e oque a diferenciava como destino turístico.
Criar uma marca deste porte envolve uma grande responsabilidade, sem margem
para erros.
O diretor
de Comunicação da São Paulo Turismo (SPTuris), Luiz Sales, também explicou de
que maneira o município acompanha os impactos mensais do turismo em São Paulo.
A cidade possui, desde 2008, o Observatório de Turismo de São Paulo, criado
pela SPTuris, subordinado à Diretoria de Ações Estratégicas e Comunicação.
Atualmente, é a principal fonte de referência de dados oficiais de turismo no
município. O Observatório de Turismo de São Paulo foi vencedor da Premiação das
Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico
Regional – Estudo de Competitividade 2010, pelo MTur, na dimensão
monitoramento.
Anseditur
na Avirrp
Nos dias
17 e 18, a associação está presente na 16ª feira das Agências de Viagem de
Ribeirão Preto (Avirrp). A Anseditur tem estande no local e está participando
da programação. Na manhã do dia 17, participou do Fórum da Avirrp, onde a
presidente Ivane pode debater assuntos referentes à Copa de 2014 com
presidentes de sindicatos e associações do trade turístico brasileiro.
Anseditur
na Abav
Além de
participar, com estande, da 16ª feira das Agências de Viagem de Ribeirão Preto
Avirrp (17 e 18 de agosto), a Anseditur estará presente em mais um evento de
turismo este ano. A convite do vice-presidente da região Sudeste, Tasso
Gadzanis, secretário de Turismo de São Paulo, a associação terá estande na
feira das Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), a ser realizada de24
a 26 de outubro, em São Paulo. Assim como na Avirrp, a entidade irá
disponibilizar ao visitante material gráfico e fornecer informações sobre a
Anseditur.
Algumas imagens
Assessoria de imprensa da Anseditur
Foto:
Cristiane Moro
Nenhum comentário:
Postar um comentário